Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StephannyGabrielleNascimentoDaCunhaSilva_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorSilva, Stephanny Gabrielle Nascimento da Cunha-
dc.identifier.citationSILVA, Stephanny Gabrielle Nascimento da Cunha. Análises das produções finais do prof-artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou as concepções acerca do ensino de artes nas escolas públicas do estado da Paraíba. O objetivo central deste trabalho foi analisar as produções finais do Programa de Mestrado Profissional em Rede – Prof-Artes a partir dos produtos finais – Dissertações, Propostas Pedagógicas e Processos de Criação – dos ingressantes da turma de 2014. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia análise documental, por meio da análise das produções científicas finais produzidas pelos docentes em formação continuada no programa de mestrado profissional Prof-Artes. O Prof-Artes é um programa de mestrado profissional voltado para professores de artes da rede de ensino pública do Brasil. Para fundamentar esta pesquisa utilizamos pesquisadores (as) que teorizam a educação brasileira, a avaliação das instituições e suas propostas pedagógicas, assim como, as perspectivas do ensino de artes. Como questão norteadora temos: quais as diferenças entre os três produtos finais do Prof-Artes? Escolheu-se o caso da UFPB for oferecer os três produtos (dissertação, proposta pedagógica e processo de criação), diferentemente de outras Universidades que compõem a rede Prof-Artes. Ao fim desta pesquisa, foi possível compreender a necessidade da formação continuada em nível de pós-graduação stricto sensu para professores da educação básica e dos impactos positivos do ensino de artes na vida dos agentes educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de artept_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.titleAnálises das produções finais do prof-artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:14:01Z-
dc.date.available2020-07-27T11:14:01Z-
dc.date.submitted2019-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24810-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigated the conceptions about the teaching of arts in public schools in the state of Paraíba. The research was carried out from the documental analysis methodology, through the analysis of the final scientific productions produced by the teachers in continuous formation in the professional master's program Prof-Artes. This is program is a professional master's program aimed at teachers of arts in the public education network of Brazil. In order to base this research, we using researchers who theorize Brazilian education, the evaluation of institutions and their pedagogical proposals, as well as the perspectives of the teaching of arts. As a guiding question we have: what are the differences between the three final products of Prof-Artes? The case of the UFPB was chosen to offer the three products (dissertation, pedagogical proposal and creation process), unlike other universities that make up the Prof-Artes network. At the end of this research, it was possible to understand the need for continuing training at the postgraduate level stricto sensu for teachers of basic education and the positive impacts of the teaching of arts in the lives of professionals educational.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.