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2019_RhaissaSheriFreireDeSouzaRocha_tcc.pdf787,96 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorRocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza-
dc.identifier.citationROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza. O papel do conselho de classe na organização do trabalho pedagógico: o proposto, o dito e o feito. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCom o intuito de contribuir para ampliar o debate sobre conselho de classe e trabalho pedagógico, parto do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula. A partir disso, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico de uma docente dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Gama-DF. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantar os dados utilizei análise documental do projeto político-pedagógico da escola, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada com uma professora atuante no 3º ano do BIA e um representante da equipe gestora da escola a fim de identificar suas concepções acerca do objeto pesquisado. Para contribuir com os pilares teóricos deste trabalho, conto com os autores Villas Boas e colaboradores, Santos, Dalben, Soares e Fernandes e Diretrizes de Avaliação da Secretaria do Estado de Educação, referências para as escolas públicas do Distrito Federal. No transcorrer do texto, com base nos dados obtidos é possível notar que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula, especificamente nas práticas avaliativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConselho de classe participativopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordOrganização do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO papel do conselho de classe na organização do trabalho pedagógico : o proposto, o dito e o feitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:10:46Z-
dc.date.available2020-07-27T11:10:46Z-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24809-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the intention of contributing to broaden the debate about class council and pedagogical work, I assume that the discussions and processes experienced in the class council interfere in the pedagogical practices of the teacher in the classroom. From this, this study has as general objective to analyze the contributions of the meetings of the class council for the organization of the pedagogical work of a teacher of the initial years of elementary education of a public school of the Gama-DF. The qualitative approach research was developed through a Case Study. To collect the data, I used documentary analysis of the political-pedagogical project of the school, observation of the class council and semi-structured interview with a teacher acting in the 3rd year of the BIA and a representative of the management team of the school in order to identify their conceptions about the object searched . To contribute to the theoretical pillars of this work, I have Villas Boas, Santos, Dalben, Soares and Fernandes and Evaluation Guidelines of the State Secretariat of Education, references to the public schools of the Federal District. Throughout the text, based on the data obtained, it is possible to note that the classification and exclusionary logic that guides the class council influences the pedagogical work of the teacher in the classroom, specifically in the evaluation practices.pt_BR
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