Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Nathália Lima | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Nathália Lima. A importância do lúdico nos anos iniciais. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a relevância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa que relaciona teoria e prática, a fim de compreender a relação entre a aprendizagem, o desenvolvimento e as brincadeiras. O estudo está pautado pela discussão dos autores (Montessori, Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Zatz, Brougere, Almeida, Miranda e Muniz). Assim, busca-se apresentar a relevância da ludicidade no ensino de matemática, geografia e português, uma vez que essas áreas apresentam importantes contribuições ao desenvolvimento da criança, notadamente no que se refere à expansão da percepção espacial resolução de atividades diárias, comunicação, entre outros aspectos. Nesse contexto, analisa-se, também, a importância do desenho no processo de desenvolvimento infantil, sua relação com as brincadeiras e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa de base qualiquantitativa, realizada a partir de observação participante em sala de aula montessoriana e entrevista semi estruturada com a professora regente, atestou que o lúdico tem o potencial de contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem, que as crianças por meio das atividades propostas, sentiram-se entusiasmadas e com maior interesse pelos conteúdos trabalhados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T11:01:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T11:01:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24806 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work presents a brief study on the relevance of playfulness in the initial years of Elementary School. It is a research that relates theory and practice in order to understand the relationship between learning, development and play. For this, preference is given to the Montessori method, guided by the authors' discussion (Montessori, Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Zatz, Brougere, Almeida, Miranda and Muniz). Thus, it is sought to present the relevance of playfulness in the teaching of mathematics, geography and Portuguese, since these areas present important contributions to the child's development, notoriously regarding the expansion of the spatial perception resolution of daily activities, communication, between other aspects. In this context, it is also analyzed the importance of drawing in the process of child development, its relation to play and its influence in the process of teaching learning. Thus, this qualitative research based on participant observation in a Montessor classroom and a semi structured interview with the teacher regent, showed that the play has the potential to contribute significantly to the process of teaching learning, which children by through the activities proposed, felt enthusiastic and with greater interest in the contents worked. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|