Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SuelenFernandesSilva_tcc.pdf746,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Suelen Fernandes-
dc.identifier.citationSILVA, Suelen Fernandes. A criança na transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: é possível alfabetizar sob uma perspectiva lúdica?. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental marca a passagem de um ambiente lúdico por natureza a um espaço com diferentes desafios emergentes, que demandam dos estudantes a aquisição de determinadas habilidades e a incorporação de uma outra rotina. A presente pesquisa objetivou apreender, por meio da prática de duas docentes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, se, na transição entre aquelas etapas há espaço para a ludicidade no processo de alfabetização. No quadro teórico, contou com contribuições de autores, tais como: Friedmann (1996), Kishimoto (1994; 2011), Kramer (2006), Morais (2012; 2019), Mrech (2011) e Soares (2008), dentre outros. A produção dos dados foi realizada entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019 por meio de observações participantes, em duas instituições de ensino: uma de Educação Infantil e outra de primeiro ano do Ensino Fundamental. Foi possível apreender um distanciamento entre as práticas realizadas nos diferentes espaços, bem como a descontinuidade nos processos educativos. Os resultados sinalizaram, também, que a ludicidade figurou mais acentuadamente na turma de Educação Infantil e o trabalho com a base alfabética de escrita, embora limitado, foi mais presente na turma do primeiro ano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.titleA criança na transição entre a educação infantil e o ensino fundamental : é possível alfabetizar sob uma perspectiva lúdica?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T10:55:24Z-
dc.date.available2020-07-27T10:55:24Z-
dc.date.submitted2019-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24804-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The transition between elementary and middle school brings forth the passage of a natural playful environment to a space with different challenges, that demand students to acquire certain abilities and incorporate a different routine. Present research focused on learning, by educational professionals from the Secretary of Education of Distrito Federal if, in the transition between those stages there is room for playfulness in the process of alphabetization. In theory, said by contributing authors like: Friedmann (1996), Kishimoto (1994; 2011), Kramer (2006), Morais (2012; 2019), Mrech (2011) and Soares (2008), among others. Results were collected between the second semester of 2018 and the first semester of 2019 by observing participants, in two institutions: one being elementary and the other, the first year of middle school. It was possible to learn a distancing between practices realized in different spaces, like the discontinuity of educational processes. The results showed that, playfulness had a key role in elementary children and with writing process, being limited, it was more present in the group from the first year.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.