Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Passos Sesana - TCC.pdf613,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A competência da justiça do trabalho para julgar ações entre os entes de direito público e os funcionários públicos, conforme a Emenda Constitucional 45/2004
Autor(es): Sesana, Gabriel Passos
Orientador(es): Pereira, Ricardo José Macedo de Britto
Assunto: Justiça do trabalho
Competência (Autoridade legal)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 17-Jan-2012
Referência: SESANA, Gabriel Passos. A competência da justiça do trabalho para julgar ações entre os entes de direito público e os funcionários públicos, conforme a Emenda Constitucional 45/2004. 2011. 83 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho busca definir se a competência para o julgamento das ações movidas por funcionários públicos cabe à Justiça do Trabalho ou à Justiça Federal e Estadual. Para tanto, analisa os conceitos de trabalho e de relação de trabalho, a sua importância para a organização da vida em sociedade, seu papel concretizador da dignidade humana e, em especial, o valor do trabalho prestado pelos servidores públicos. São comparadas as relações de emprego e a relação existente entre funcionário público e Administração Pública, por meio da análise dos elementos da pessoalidade, da não eventualidade, da onerosidade, subordinação jurídica, trabalho prestado por pessoa física e profissionalismo a fim de realçar a similitude entre elas. Ainda, busca-se enfatizar a importância dos conceitos de trabalho e de relação de trabalho para a compreensão das disposições constitucionais que tratam das competências daqueles ramos do Poder Judiciário, constantes da Constituição Federal de 1988, na sua redação original e naquela dada pela Emenda Constitucional 45/2004, bem como das Constituições anteriores. É apresentada a visão tradicional do Direito Administrativo sobre os funcionários públicos. Também, são feitas breves considerações sobre a natureza e a importância da função pública e a sua rediscussão no âmbito da reforma administrativa empreendida no Brasil ao longo da década de 1990. Por fim, são estudados os precedentes do Supremo Tribunal Federal e as ações diretas de inconstitucionalidade em curso que tratam do problema debatido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2479
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons