Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaMirandaDaCosta_tcc.pdf847,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obstrução das vias aéreas em lactentes : uma revisão no google acadêmico
Autor(es): Costa, Mariana Miranda da
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Lactentes - cuidado e tratamento
Amamentação
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: COSTA, Mariana Miranda da. Obstrução das vias aéreas em lactentes: uma revisão no google acadêmico. 2019. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A aspiração de um corpo estranho é uma causa importante e prevenível de morbidade e mortalidade na infância principalmente em crianças menores de três anos, ela ocupa um dos primeiros lugares nas injúrias não intencionas do ambiente. Diante do exposto a presente pesquisa é justificada pela importância de se realizar um levantamento, de dados para se obter a real produção de evidências, sobre o assunto no google acadêmico, uma vez que é uma ferramenta bastante consultada para pesquisa por profissionais que trabalham na assistência. Objetivo: Analisar a produção referente a obstrução das vias aéreas em lactentes associado ao engasgo. Trata-se de uma Revisão integrativa realizado a partir do site de busca Google Acadêmico. O período para a busca dos artigos foi 2012 a 2017. Os critérios de inclusão foram: artigos em português e que possuíam os descritores “engasgo” e “lactente”. Resultados: A amostra inicial foi de 320 artigos. Após leitura foram selecionados 24 artigos que possuem diversidade no tema sendo que o engasgo é citado em emergências clínicas com profissionais em regime de plantão. E em alguns outros e engasgo é citado como receio do responsável mediante a alimentação do lactente. Conclusão: É fundamental que se construa um processo de sensibilização dos estudantes e profissionais, em relação ao engasgo em lactente como acidente doméstico, para que seja passado a conhecimento da desobstrução das vias aéreas e a quem recorrer caso o ele ocorra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.