Título: | Eficácia do programa de treinamento em aprimoramento da performance comunicativa no formato regular e intensivo |
Autor(es): | Seixas, Juliana Moura Alves |
Orientador(es): | Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho |
Assunto: | Autoavaliação Estudantes Eficácia Treinamento Comunicação Fonoaudiologia |
Data de apresentação: | 4-Jul-2017 |
Data de publicação: | 24-Jul-2020 |
Referência: | SEIXAS, Juliana Moura Alves. Eficácia do programa de treinamento em aprimoramento da performance comunicativa no formato regular e intensivo. 2017. 48 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | OBJETIVO: comparar a eficácia do programa de treinamento em performance
comunicativa no formato regular e formato intensivo realizado com discentes de uma
universidade pública. MÉTODO: Participaram 36 discentes, 20 participaram do
formato regular, duração de quatro meses; e 16 do formato intensivo, duração de um
mês, ambos com 12 encontros. O treinamento ocorreu durante a disciplina
Aprimoramento da Performance Comunicativa, seguindo as etapas: gravação inicial,
treinamento, gravação final e autoavaliação. O programa de treinamento foi composto
pelo trabalho dos aspectos “adequação do vestuário”, “expressão corporal”,
“expressão facial” e “fala e voz”; e sua eficácia foi avaliada por meio da comparação
das autoavaliações (pré e pós-treinamento). Foi utilizado o teste t-Student pareado e
não pareado e o teste de Wilcoxon, todos com nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Quando comparadas as autoavaliações pré e pós-treinamento,
houve resultado significante (p<0,05) em todos os aspectos avaliados, tanto nos
discentes que cursaram a disciplina no formato regular, como no formato intensivo.
Quando comparado o programa de treinamento nos formatos regular e intensivo, não
houve diferença estatística significante (p>0,05). CONCLUSÃO: O programa de
treinamento em performance comunicativa foi eficaz tanto no formato regular como no
formato intensivo. |
Abstract: | PURPOSE: To compare the efficacy of a training program in communicative
performance in regular and intensive designs, took by students of a public university.
METHOD: 36 students, 20 enrolled in the regular design, with four months, and 16 in
the intensive design, with one month, both of them with 12 classes. The training took
place during the discipline of Communicative Performance Improvement, following the
steps: initial recording, training, final recording and self-assessment. During the
training the aspects "dressing code", "body expression", "facial expression" and
"speech and voice" were worked out and were evaluated by comparing the selfassessment
(pre and post-training). The paired and unpaired t-Student test and the
Wilcoxon test were used to analyze the data, all with a significance level of 5%.
RESULTS: When comparing pre and post-training self-assessments, there was a
significant (p <0.05) outcome in all aspects evaluated, both in the regular and the
intensive designs. When comparing the training designs, there was no statistically
significant difference (p> 0.05). CONCLUSION: The training program in
communicative performance is effective independent of the adopted design. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.