Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TauaQueirozGrisoliaDeOliveira_tcc.pdf748,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos estratégicos e a vantagem competitiva : um estudo de caso de hamburguerias em Brasília
Autor(es): Oliveira, Tauá Queiroz Grisolia de
Orientador(es): Vieira, Daniel Pires
Assunto: Vantagem competitiva
Sustentabilidade
Estratégias empresariais
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Tauá Queiroz Grisolia de. Recursos estratégicos e a vantagem competitiva: um estudo de caso de hamburguerias em Brasília. 2019. [9], 54, [4] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva a estudar o fenômeno de recursos e capacidades geradores de sustentabilidade na vantagem competitiva em hamburguerias localizadas no plano-piloto, em Brasília. A ideia corresponde a fazer uma revisão bibliográfica acerca da estratégia, da vantagem competitiva e da visão baseada em recursos. Esta é uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, e do ponto de vista de seus objetivos, é um estudo de múltiplos casos. O mercado de hamburguerias no Brasil apresenta-se bastante diversificado quanto ao porte das empresas, e este estudo buscou analisar as pequenas hamburguerias com produção quase artesanal para atender o mercado local. Foram entrevistados cinco proprietários de hamburguerias em Brasília. A amostra selecionada foi não probabilística e do tipo por acessibilidade ou conveniência. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados é um levantamento de dados a partir de uma entrevista semiestruturada com os participantes da pesquisa e observação não sistemática. A partir da análise dos dados obtidos nessas entrevistas, este estudo identificou quais recursos ou capacidades são fontes de desvantagem competitiva, paridade competitiva, vantagem competitiva temporária e vantagem competitiva sustentável, por meio do modelo VRIO (BARNEY; HESTERLY, 2017). As capacidades e recursos identificados neste estudo foram organizados em financeiros, humanos, físicos e organizacionais, facilitando a leitura. A princípio os resultados deste estudo buscaram demonstrar se há recursos ou capacidades que são fontes de vantagem competitiva nesse setor, e foi identificado que existem recursos ou capacidades que necessitam de aprimoramentos para melhorar o posicionamento competitivo em algumas organizações, e outros que estão sendo benéficos para a vantagem competitiva das empresas que os detém.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.