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2019_TauaQueirozGrisoliaDeOliveira_tcc.pdf748,62 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVieira, Daniel Pires-
dc.contributor.authorOliveira, Tauá Queiroz Grisolia de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tauá Queiroz Grisolia de. Recursos estratégicos e a vantagem competitiva: um estudo de caso de hamburguerias em Brasília. 2019. [9], 54, [4] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva a estudar o fenômeno de recursos e capacidades geradores de sustentabilidade na vantagem competitiva em hamburguerias localizadas no plano-piloto, em Brasília. A ideia corresponde a fazer uma revisão bibliográfica acerca da estratégia, da vantagem competitiva e da visão baseada em recursos. Esta é uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, e do ponto de vista de seus objetivos, é um estudo de múltiplos casos. O mercado de hamburguerias no Brasil apresenta-se bastante diversificado quanto ao porte das empresas, e este estudo buscou analisar as pequenas hamburguerias com produção quase artesanal para atender o mercado local. Foram entrevistados cinco proprietários de hamburguerias em Brasília. A amostra selecionada foi não probabilística e do tipo por acessibilidade ou conveniência. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados é um levantamento de dados a partir de uma entrevista semiestruturada com os participantes da pesquisa e observação não sistemática. A partir da análise dos dados obtidos nessas entrevistas, este estudo identificou quais recursos ou capacidades são fontes de desvantagem competitiva, paridade competitiva, vantagem competitiva temporária e vantagem competitiva sustentável, por meio do modelo VRIO (BARNEY; HESTERLY, 2017). As capacidades e recursos identificados neste estudo foram organizados em financeiros, humanos, físicos e organizacionais, facilitando a leitura. A princípio os resultados deste estudo buscaram demonstrar se há recursos ou capacidades que são fontes de vantagem competitiva nesse setor, e foi identificado que existem recursos ou capacidades que necessitam de aprimoramentos para melhorar o posicionamento competitivo em algumas organizações, e outros que estão sendo benéficos para a vantagem competitiva das empresas que os detém.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVantagem competitivapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordEstratégias empresariaispt_BR
dc.titleRecursos estratégicos e a vantagem competitiva : um estudo de caso de hamburguerias em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T17:32:35Z-
dc.date.available2020-07-24T17:32:35Z-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24767-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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