Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CaioCésarMedeirosDeMorais_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)508,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política pública cultural : uma análise comparativa sobre a lei do audiovisual e diversidade de gênero nas produções cinematográficas brasileiras
Autor(es): Morais, Caio César Medeiros de
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Política cultural
Audiovisual
Diversidade cultural
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: MORAIS, Caio César Medeiros de. Política pública cultural: uma análise comparativa sobre a lei do audiovisual e diversidade de gênero nas produções cinematográficas brasileiras. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O mercado cultural no Brasil é fomentado por leis de incentivo, entre elas está a principal lei de incentivo do cinema, a Lei do Audiovisual, que garante a produção de vários filmes nacionais, sendo também uma lei de extrema importância dentro do Sistema Nacional de Cultura. O presente trabalho iniciou com a ideia de entender o mercado como principal agente da Lei do Audiovisual e um agente importante dentro da cultura e como essa influência atua dentro da diversidade cultural, como essa influência atua na representação de uma minoria dentro do mercado audiovisual, no caso o grupo das mulheres. Iniciando com as definições e históricos das políticas públicas culturais para que seja possível entender como a cultura é importante para uma sociedade e como surgiu a criação da Lei do Audiovisual. Chegamos até a criação da Ancine, principal agente estatal e responsável pela Lei, que foi uma via para o entendimento do federalismo em relação às políticas públicas culturais, principalmente as políticas de incentivo fiscais. Depois de passar pela história das produções cinematográficas nacionais e mostrar os conceitos de minorias e como elas são importantes para uma sociedade com diversidade cultural, existe um esforço de pegar as principais regiões produtoras cinematográfica do país, as regiões com maior aporte da Lei do Audiovisual e comparar com o restante do território nacional, para que talvez encontremos uma relação entre o fenômeno da lei e o fenômeno da diversidade. Com isso descobrimos que lei não necessariamente interfere na questão da diversidade, ou seja, não contribui e não atrapalha, fazendo com que os agentes estatais precisem ser mais ativos para que realmente ocorra uma melhoria na diversidade cultural no país.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.