Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2475
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandoVerissimoBrandizzi.pdf124,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Texto : eixo central do estudo gramatical
Autor(es): Brandizzi, Fernando Veríssimo
Orientador(es): Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - gramática
Produção textual
Leitura
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 15-Jan-2012
Referência: BRANDIZZI, Fernando Veríssimo. Texto: eixo central do estudo gramatical. 2011. 28 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho inicial tem como objetivo discutir a importância do texto no ensino da gramática e a impossibilidade de separar a produção textual do próprio texto, alertando sobre a importância do seu caráter motivador durante o processo de criação. Além disso, busca ilustrar aplicações dessa metodologia de ensino e as vantagens decorrentes dela. Para fundamentar a pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, na perspectiva da sociolinguística educacional. Também, com o propósito de desenvolver abordagens práticas na pesquisa analisando um contexto educacional, utilizamos dados do relatório final de prática docente em uma turma do curso de extensão Ler com prazer e escrever sem medo: habilidades linguísticas em leitura e produção de textos, oferecido em 2011 pela Universidade de Brasília/Cespe Interação e voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio. A partir da atuação como docente do curso, foram reunidos dados pertinentes à discussão teórica e com base neles discutidos aspectos importantes do ensino de língua portuguesa. Os resultados iniciais do estudo sugerem que o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos requer um trabalho voltado tanto ao ensino gramatical, como à produção textual e à leitura. Portanto, para se atingir essa finalidade, entende-se que é preciso motivar os alunos à leitura e centrar a aula em textos que auxiliem na construção do conhecimento linguístico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2475
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons