Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba | - |
dc.contributor.author | Brandizzi, Fernando Veríssimo | - |
dc.identifier.citation | BRANDIZZI, Fernando Veríssimo. Texto: eixo central do estudo gramatical. 2011. 28 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho inicial tem como objetivo discutir a importância do texto no ensino da gramática e a impossibilidade de separar a produção textual do próprio texto, alertando sobre a importância do seu caráter motivador durante o processo de criação. Além disso, busca ilustrar aplicações dessa metodologia de ensino e as vantagens decorrentes dela. Para fundamentar a pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, na perspectiva da sociolinguística educacional. Também, com o propósito de desenvolver abordagens práticas na pesquisa analisando um contexto educacional, utilizamos dados do relatório final de prática docente em uma turma do curso de extensão Ler com prazer e escrever sem medo: habilidades linguísticas em leitura e produção de textos, oferecido em 2011 pela Universidade de Brasília/Cespe Interação e voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio. A partir da atuação como docente do curso, foram reunidos dados pertinentes à discussão teórica e com base neles discutidos aspectos importantes do ensino de língua portuguesa. Os resultados iniciais do estudo sugerem que o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos requer um trabalho voltado tanto ao ensino gramatical, como à produção textual e à leitura. Portanto, para se atingir essa finalidade, entende-se que é preciso motivar os alunos à leitura e centrar a aula em textos que auxiliem na construção do conhecimento linguístico. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | en |
dc.subject.keyword | Produção textual | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.title | Texto : eixo central do estudo gramatical | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-15T11:25:30Z | - |
dc.date.available | 2012-01-15T11:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-15T11:25:30Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2475 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2475 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|