Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2475
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandoVerissimoBrandizzi.pdf124,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRamalho, Viviane Cristina Vieira Sebba-
dc.contributor.authorBrandizzi, Fernando Veríssimo-
dc.identifier.citationBRANDIZZI, Fernando Veríssimo. Texto: eixo central do estudo gramatical. 2011. 28 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho inicial tem como objetivo discutir a importância do texto no ensino da gramática e a impossibilidade de separar a produção textual do próprio texto, alertando sobre a importância do seu caráter motivador durante o processo de criação. Além disso, busca ilustrar aplicações dessa metodologia de ensino e as vantagens decorrentes dela. Para fundamentar a pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, na perspectiva da sociolinguística educacional. Também, com o propósito de desenvolver abordagens práticas na pesquisa analisando um contexto educacional, utilizamos dados do relatório final de prática docente em uma turma do curso de extensão Ler com prazer e escrever sem medo: habilidades linguísticas em leitura e produção de textos, oferecido em 2011 pela Universidade de Brasília/Cespe Interação e voltado a alunos do Ensino Fundamental e Médio. A partir da atuação como docente do curso, foram reunidos dados pertinentes à discussão teórica e com base neles discutidos aspectos importantes do ensino de língua portuguesa. Os resultados iniciais do estudo sugerem que o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos requer um trabalho voltado tanto ao ensino gramatical, como à produção textual e à leitura. Portanto, para se atingir essa finalidade, entende-se que é preciso motivar os alunos à leitura e centrar a aula em textos que auxiliem na construção do conhecimento linguístico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticaen
dc.subject.keywordProdução textualen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleTexto : eixo central do estudo gramaticalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-15T11:25:30Z-
dc.date.available2012-01-15T11:25:30Z-
dc.date.issued2012-01-15T11:25:30Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2475-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2475pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons