Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BernardoGeraldoDomingos_tcc.pdf609,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conceito de cidadania e de cidadania insurgente : reflexões sobre as manifestações de junho de 2013 na cidade de São Paulo
Autor(es): Domingos, Bernardo Geraldo
Orientador(es): Groth, Terrie Ralph
Assunto: Cidadania
Manifestações de junho de 2013 (Brasil)
Protestos
Democracia
Política
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: DOMINGOS, Bernardo Geraldo. O conceito de cidadania e de cidadania insurgente: reflexões sobre as manifestações de junho de 2013 na cidade de São Paulo. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca analisar e refletir sobre os conceitos de cidadania e de cidadania insurgente, desenvolvido pelo antropólogo James Holston, com o intuito de elaborar algumas reflexões sobre as manifestações de junho de 2013 na cidade de São Paulo, que eclodiram em função do aumento das tarifas de ônibus. Para entendermos esse processo, revisitamos o conceito de cidadania ao longo da história e a construção da cidadania no Brasil. O processo de democratização e de urbanização, atravessado pelo neoliberalismo no início dos anos 90, produziram um processo intrincado em que se pode observar a construção e também a erosão da democracia e da cidadania no Brasil.
Abstract: The present work aims to analyze and reflect on the concepts of citizenship and insurgent citi-zenship, developed by the anthropologist James Holston, with the purpose of elaborating some reflections on the June 2013 Riots in the city of São Paulo, whose focus were the in-crease of the bus fares. To understand this process, we revisit the concept of citizenship throughout history and the construction of citizenship in Brazil. The process of democratization and urbanization, traversed by neoliberalism in the early 1990s, has produced an intricate process in which one can observe the construction and also the erosion of democracy and citizenship in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.