Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarinaLeiteLopesMoreira_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Paula Gomes de-
dc.contributor.authorMoreira, Marina Leite Lopes-
dc.identifier.citationMOREIRA, Marina Leite Lopes. A literatura no processo de letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. [79] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão teórico-prática acerca do uso da literatura no processo de letramento dos anos iniciais, visando compreender como essa prática pedagógica está sendo desenvolvida no cotidiano escolar. Assim como investigar e refletir sobre a relevância e os benefícios do letramento literário, analisar as estratégias utilizadas no uso da literatura infantil nos anos iniciais e compreender a percepção da professora regente a respeito de sua aplicação no processo de letramento. O referencial teórico enfatizou-se nos estudos dos marcos legais referentes a leitura e a escrita e acerca do tema letramento literário, abordando os textos literários, narrativas e contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Plano Piloto da cidade de Brasília, no Distrito Federal. Tendo como sujeitos estudantes entre 7 e 8 anos e a professora regente da turma observada. Após a análise das atividades acompanhadas foi possível perceber como os momentos reservados à literatura proporcionam a ampliação do vocabulário da turma; permitem a identificação com o contexto e personagens da obra explorada, promovendo um diálogo com a realidade dos estudantes; estimulam a criatividade, a formação de leitores-escritores e colaboram para a construção do laço afetivo entre a turma, fator essencial para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordLivros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA literatura no processo de letramento dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T11:21:04Z-
dc.date.available2020-07-24T11:21:04Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24709-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims for a theoretical reflection about the utilization of literature in the literacy process in Initial Years, intending to comprehend how is being developed the use of literature in the literacy process as a pedagogic practice in the school daily. As well as investigate and reflect about the relevance and benefits of the literary literacy, analyze the strategies utilized in the use of children’s literature in the Initial Years and comprehend the perception of the teacher about this application in the literacy process. The theorical referential was emphasized in the studies of the legal marks referring to reading and writing about the literary literacy, approaching literary texts, narratives and storytelling. It is a qualitative research, accomplished on a Year Two class of a public Elementary School, located on Plano Piloto in the city of Brasília, in Federal District. Having, as subjects, students between7 and8 years old and the leadteacher of the observed class. After the analysis of the accompanied activities, it was possible to realize how the moments reserved to literature provide an enlargement of the class vocabulary; allow the identification with the context and the characters od the explored work, promoting a dialogue with the students reality; encourage the creativity, the formation of readers and writers, collaborating for the construction of an affective bond between the class, an essential factor for the teaching-learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.