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Título: Nas páginas do jornal “Correio Braziliense” : os espaços de contação de história (DF/2019)
Autor(es): Mendonça, Luana Tiussi de
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Contação de histórias
Educação infantil
Educação - espaços não formais
Correio Braziliense (Jornal)
Data de apresentação: 6-Set-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: MENDONÇA, Luana Tiussi de.Nas páginas do jornal “Correio Braziliense”: os espaços de contação de história (DF/2019). 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Durante a vivência em uma instituição privada de Educação Infantil, ao longo dos últimos três anos, foi possível observar os momentos em que as professoras lançavam mão da literatura infantil, junto às crianças. Em paralelo, as discussões nas disciplinas do curso de Pedagogia, da Universidade de Brasília, oportunizaram um diálogo com as práticas de contação de história. Do cotejamento entre a formação acadêmica e a prática profissional surgiu a pergunta que deu origem a este trabalho: que lugares comparecem como espaços de contação de história no Distrito Federal, pelas páginas do jornal Correio Braziliense? Na busca pela resposta, fundamentou-se as discussões teóricas nos estudos de Abramovich (1995), Ostetto (2016), Coelho (1999) e Busatto (2012), por permitirem uma contextualização histórica sobre o tema, bem como o vislumbre do papel que o professor desenvolve e as técnicas e recursos que auxiliam na contação de história. A pesquisa considera a discussão legal sobre a prática docente à luz da contação de história e utiliza o acervo da Biblioteca Nacional, em específico a Hemeroteca Digital, na consulta do jornal Correio Braziliense, onde os principais locais identificados foram os shoppings, Pátio Brasil Shopping, Boulevard Shopping e Terraço Shopping. No esforço de elucidar um pouco mais a relação entre educadores e a contação de história, foi aplicada uma entrevista com professoras de uma instituição privada de Educação Infantil.
Abstract: During the experience in a private early childhood education institution, over the last three years, it was possible to observe the times when teachers used children's literature with children. At the same time, discussions in the disciplines of the Pedagogy course at the University of Brasilia provided a dialogue with storytelling practices. From the comparison between academic education and professional practice, emerged the question that originated this work: which places appear as spaces for storytelling in the Federal District, through the pages of the newspaper Correio Braziliense? In the search for the answer, we based on the theoretical discussions in the studies by Abramovich (1995), Ostetto (2016), Coelho (1999) and Busatto (2012), for allowing a historical contextualization on the subject, as well as a glimpse of the role that the teacher develops and techniques and resources that assist in storytelling. The research considers the legal discussion about teaching practice in the light of storytelling and uses the collection of the National Library, specifically the Digital Hemeroteca, in the consultation of the newspaper Correio Braziliense. Where the main identified sites were the malls, Pátio Brasil Shopping, Boulevard Shopping and Terraço Shopping. In an effort to further clarify the relationship between educators and storytelling, an interview was conducted with teachers from a private early childhood education institution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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