Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EdilsonFerreiraBatista_tcc.pdf709,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorBatista, Edilson Ferreira-
dc.identifier.citationBATISTA, Edilson Ferreira. O lúdico na educação infantil: brincando eu aprendo. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar a importância do ato de brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Sabendo que a importância das atividades lúdicas nas escolas é inegável, pois não há atividade que congregue interesse e concentre mais as crianças em torno do que estão realizando, do que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Por meio na qual as crianças comunicam-se consigo mesma e o com o mundo, aceita a existência dos outros estabelecendo relações sociais, constrói conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente. Fundamentado em autores como Piaget (1978), Vigostky (1998), Kishimoto (1998), os quais subsidiaram o desenvolvimento deste trabalho, fui fazendo uso de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas abertas direcionadas as professoras da educação infantil, chego a um resultado que as atividades lúdicas possibilitam a livre imaginação para o ato de brincar, criar e recriar na busca da expressão individual e em grupo. É fundamental que se assegure à criança o tempo e o espaço para que o lúdico seja vivenciado com intensidade. Portanto, esse trabalho é de grande valia para minha formação acadêmica e para professores interessados em inovar a sua prática, pois a brincadeira permeia todas as ações como jogo simbólico e é através dela que a criança se compreende, compreende o outro e o meio em que vive, e também ao fazer uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras que desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a sua autoestima, preparando-se para ser uma cidadã capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo mais feliz e fraterno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil : brincando eu aprendopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T11:09:41Z-
dc.date.available2020-07-24T11:09:41Z-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24706-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.