Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaGoncalvesDeAlmeida_tcc.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: RecreArte : suporte pedagógico : um projeto de alfabetização e letramento
Autor(es): Almeida, Juliana Gonçalves de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Alfabetização
Letramento
Leitura e escrita
Ensino fundamental
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: ALMEIDA, Juliana Gonçalves de. RecreArte: suporte pedagógico: um projeto de alfabetização e letramento. 2019. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia tem a finalidade de apresentar a vivência e, consequentemente, o envolvimento na coordenação de um projeto planejado para oferecer suporte pedagógico a crianças com dificuldades em alfabetização, leitura e escrita. O RecreArte é um projeto pensado para oferecer suporte pedagógico no Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão. O presente trabalho pretende apresentar a criação e o desenvolvimento do Projeto RecreArte, que aconteceu no segundo semestre do ano de 2019 e tem por objetivo geral observar como o Projeto pode proporcionar suporte pedagógico em alfabetização e letramento para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental com defasagem escolar e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de estudantes de Graduação em Pedagogia. Para concretizar tal propósito, foram definidos como objetivos específicos deste trabalho observar como é oferecido o suporte pedagógico aos alunos com defasagem na alfabetização; identificar como o Projeto proporciona às estudantes de Pedagogia a prática docente e a vivência com estudantes da rede pública do Distrito Federal em espaço diferente da sala de aula; examinar como o referido Projeto pode colaborar com a formação em Alfabetização e Letramento e no Ensino de Língua Materna das estudantes de Pedagogia, estabelecendo vínculo entre a teoria e a prática. A questão de pesquisa deste trabalho é: Como desenvolver um projeto de suporte pedagógico em escola pública do Distrito Federal com a participação de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília? Foram estabelecidos registros das ações realizadas no projeto, analisadas à luz das teorias aprendidas no decorrer da graduação, em especial, nas disciplinas de Processo de Alfabetização e Ensino e aprendizagem da Língua Materna, especificamente FERREIRO, Emilia e Teberosky (1999); Soares (2008 e 2017); Morais (2012); KUHN e RASINSKI (2012). Conclui-se que é possível e importante oferecer espaço de prática em alfabetização e letramento, não apenas para dar suporte para os alunos com dificuldade em alfabetização das escolas públicas, mas também como espaço de formação das alunas do curso de Pedagogia.
Abstract: This paper concludes the Pedagogy degree course and presents the experience and, consequently, the involvement in the coordination of a project designed to provide pedagogical support to children with difficulties in literacy, reading and writing. RecreArte is a project designed to provide pedagogical support at the Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão. The present work intends to present the creation and development of the RecreArte Project, that happened in the second half of 2019 and its general objective is to observe how the Project can provide pedagogical support in literacy for the students of the 3rd year of Elementary School with school lag and, at the same time, contribute to the formation of undergraduate students in Pedagogy. To achieve this purpose, it was defined as specific objectives of this work to observe how pedagogical support is offered to students with a literacy gap; identify how the Project provides Pedagogy students with teaching practice and experience with students from public schools in the Federal District in a different space from the classroom; examine how this project can collaborate with the education in Literacy and in the Teaching of Mother Language of Pedagogy students, establishing a link between theory and practice. The research question of this paper is: How to develop a pedagogical support project in a public school in the Federal District with the participation of students from the University of Brasilia Pedagogy course? Records of the actions performed in the project were established, analyzed in the light of theories learned during the undergraduate course, especially in the subjects of Literacy Process and Mother Language Teaching and learning, specifically FERREIRO, Emilia and Teberosky (1999); Soares (2008 and 2017); Morais (2012); Kuhn and Rasinski (2012). It is concluded that it is possible and important to offer space for practice in literacy not only to support students with difficulty in literacy in public schools, but also as a space for training students of the Pedagogy course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.