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dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorSouza, Iara Txai Pimentel de-
dc.identifier.citationSOUZA, Iara Txai Pimentel de. A arte das cores na educação infantil: diálogos com Goethe, Steiner e Vigotsky. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho fizemos uma reflexão a partir de três autores, para nos acercarmos da relação existente entre a arte e a sua atuação no desenvolvimento infantil. Com Goethe, nos aproximamos da observação fenomenológica, outra maneira de fazer ciência, de olhar para o mundo. Com Steiner, pudemos nos voltar para o desenvolvimento infantil e todas as nuances do desenvolvimento da vontade, do sentir e do pensar, evidenciando como a arte solicita o ser por inteiro. Vigotsky nos aproxima da arte como ferramenta social das emoções. Isso nos levou a ter um olhar mais sensível perante a educação como um todo. Chegamos ao entendimento de que a educação da arte é algo muito rico, até mesmo para ampliar nossas possibilidades de relação com o mundo e com o outro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordSteiner, Rudolf, 1861-1925pt_BR
dc.subject.keywordGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832pt_BR
dc.subject.keywordVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.titleA arte das cores na educação infantil : diálogos com Goethe, Steiner e Vigotskypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T10:53:58Z-
dc.date.available2020-07-24T10:53:58Z-
dc.date.submitted2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24701-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1En este trabajo, hicimos una reflexión, partiendo de tres autores para que nos acerquemos de la relación entre el arte e su actuación en el desarrollo infantil. Con Goethe, nos acercamos de la observación fenomenológica, otro modo de hacer ciencia, otro modo de mirar hacia el mundo. Con Steiner, pudimos volver hacia el desarrollo infantil e a todos los matices del desarrollo de la voluntad, del sentir y del pensamiento, resaltando como el arte demanda el ser integral. Vigotsky nos acerca del arte como herramienta social de las emociones. Eso nos llevó hacia una mirada más sensible, frente la educación como un todo, llegamos a la comprensión de que la educación del arte es muy rica, incluso para ampliar nuestras posibilidades de relación con el mundo y con el otro.pt_BR
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