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Título: Literatura, identidade e representatividade negra na escola
Autor(es): Souza, Yanka Maria Rodrigues de
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Educação
Literatura
Racismo
Identidade racial
Escolas
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: SOUZA, Yanka Maria Rodrigues de. Literatura, identidade e representatividade negra na escola. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Sabendo da importância de a população negra se reconhecer e se identificar no que diz respeito à sua cor de pele, cabelo e traços individuais de pessoa negra, abordaremos a seguir no presente trabalho a importância de a escola inserir aulas sobre a temática da relação étnico-racial desde a educação básica, amparada pela Lei 10.639/03, por meio de atividades desenvolvidas com a literatura infantil. Examinamos quais são as percepções dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental acerca da sua identidade racial, conceito de racismo e preconceito de cor através de desenhos de autorretrato. A escola possui centralidade nesse trabalho por ser um dos principais espaços para que a identidade racial da criança negra seja tratada de forma que sua autoestima seja preservada, longe dos estereótipos que há tempos vêm sendo constituídos nos espaços sociais. Outro aspecto importante destacado no trabalho é a necessidade de abordagens no contexto escolar referente à história e à cultura da população negra, tendo como referência os livros infantojuvenis com a temática racial presente. Compreendemos ser de fundamental importância a interpretação da autoimagem dos estudantes nesse nível de ensino como meio para o diagnóstico de problemas e conflitos de cunho racial, visando assim a diminuição dos casos de racismo. Por fim, ressaltamos que a aplicação da Lei 10.639/03, ao tornar obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, possibilita a criação de uma educação comprometida com o antirracismo e a valorização da diversidade.
Abstract: Knowing the importance of the black population to recognize and identify themselves with respect to their skin color, hair and individual traits of black people, we will address in the present work the importance of the school to introduce classes on the theme of the ethnic- racial education from basic education, supported by law 10.639 / 03, through activities developed with children's literature. We examined the perceptions of fourth year elementary school students about their racial identity, concept of racism and color prejudice through self-portrait drawings The school has centrality in this work as one of the main spaces for the racial identity of the black child to be treated in a way that their self-esteem is preserved, away from the stereotypes that have long been constituted in social spaces. Another important aspect highlighted in the work is the need for approaches in the school context regarding the history and culture of the black population, having as reference the children's books with the racial theme present. We understand that it is of fundamental importance the interpretation of students' self-image at this level of teaching as a means for the diagnosis of racial problems and conflicts, aiming this way, the reduction of the cases of racism. Finally, we emphasize that the application of Law 10.639 / 03, by making the teaching of Afro-Brazilian history and culture compulsory, makes it possible to create an education committed to anti-racism and the valorization of diversity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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