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Título: As contribuições dos jogos e brincadeiras cooperativos para a formação de crianças na pré-escola
Autor(es): Sampaio, Marisa de Oliveira
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Jogos cooperativos
Brincadeiras
Infância
Educação para a paz
Data de apresentação: 10-Jun-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SAMPAIO, Marisa de Oliveira. As contribuições dos jogos e brincadeiras cooperativos para a formação de crianças na pré-escola. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho procura compreender quais são as contribuições que os jogos e as brincadeiras, cooperativos, podem trazer para a formação de crianças que cursam a pré-escola, bem como, a percepção que as crianças têm desses jogos e brincadeiras. Em um mundo cada vez mais competitivo e individualista, é importante contemplar a cooperação para que valores como inclusão, respeito, união e paz façam parte do cotidiano do ser humano. A partir de alternativas de jogos e brincadeiras, que abranjam não só os competitivos, mas também os cooperativos, pode-se proporcionar a essas crianças uma educação para a paz. Por isso, através de uma metodologia de cunho qualitativo, que considera as particularidades e as contribuições de cada participante, foram levados brincadeiras e jogos cooperativos para uma turma de 21 crianças do 2º período da Educação Infantil de uma escola pública, localizada na Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. O referencial teórico complementa a pesquisa ao explicitar os benefícios da cooperação, dos jogos e das brincadeiras durante a infância. Autores como Almeida (2010), Brotto (1997), Brougère (2008), Huizinga (2010), Kamii (2009), Kishimoto (2003), Sá (2013) e Soler (2011) foram essenciais para o desenvolvimento e fundamentação teórica do trabalho. De acordo com os resultados apresentados, nota-se que as brincadeiras e os jogos cooperativos podem ser fundamentais para desenvolver valores, habilidades de coordenação motora e socialização.
Abstract: This paper points out the contributions that games and pranks, cooperatives, can bring to the formation of children who attend preschool. In an increasingly competitive and individualistic world, it is important to contemplate the cooperation, so that values such as inclusion, respect, unity and peace are part of the daily life of the human being. From games and play alternatives, which cover not only the competitive ones, but also the cooperatives can provide these children with an education for peace. Therefore, through a qualitative methodology, which considers the particularities and contributions of each participant, play and cooperative games were taken for a class of 21 children from the 2º period of early childhood education of a public school, located in Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. The theoretical framework complements the research by explaining the benefits of cooperation, games and pranks during childhood. Authors such as Almeida (2010), Brotto (1997), Brougère (2008), Huizinga (2010), Kamii (2009), Kishimoto (2003), Sá (2013) and Soler (2011) were fundamental for the development and theoretical foundations of the work. According to the results presented, it is noted that pranks and cooperative games can be instrumental in developing values, motor coordination and socialization skills.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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