Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MilenePereiradaSilva_tcc.pdf766,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O programa “Quero Ler” no processo de alfabetização de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Milene Pereira da
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores e alunos
Alfabetização
Aprendizagem
Programa Quero Ler
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SILVA, Milene Pereira da. O programa “Quero Ler” no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como se dá o Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos mediante o Programa Quero Ler. As análises foram feitas em uma Escola Estadual do Município de Xapuri-Acre, onde funciona uma turma do referido programa, no ano de 2018. A metodologia adotada para desenvolver essa pesquisa foi baseada em observações e entrevistas, com o objetivo de avaliar a partir dos discursos de professores e estudantes jovens e adultos, as contribuições e desafios do Programa Quero Ler, considerando a alfabetização e os processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, analisamos todo o contexto que o circundam para conhecer de perto a realidade e funcionamento do programa, enfatizando a realidade da sala de aula, professores itinerantes, metodologias, formações continuadas, desafios que é a permanência desses alunos em sala de aula, desafio de alfabetizar Jovens e adultos. Ademais, mostraremos possibilidades que resultaram de nossas análises, para que estas possam contribuir de forma significativa para a sociedade em geral, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos, com análises e adequação ao contexto do alunado. Dessa forma iremos descrever as dificuldades encontradas e possibilidades de superar tais desafios, tendo como referencias teóricos renomados que nos auxiliam nesse processo de desenvolvimento humano, social e político.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.