Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaReisDeAndradeGeraldo_tcc.pdf660,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análises e reflexões sobre as expressões criativas das crianças em espaços educacionais e teatrais
Autor(es): Geraldo, Letícia Reis de Andrade
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Infância
Educação de crianças
Autonomia - crianças
Criatividade nas crianças
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: GERALDO, Letícia Reis de Andrade. Análises e reflexões sobre as expressões criativas das crianças em espaços educacionais e teatrais. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a infância e a escuta das linguagens das crianças. Inicialmente aborda sobre a construção histórica da geração infância, em diálogo com os conceitos de Manuel Sarmento sobre a cultura criada pelas próprias crianças. Este estudo enfatiza a cultura de pares e realça como a infância foi concebida juntamente com seu protagonismo, que sempre existiu. Em seguida, trazendo argumentos de Paulo Freire e das práticas pedagógicas de Reggio Emilia, o presente trabalho enfatiza a necessidade de diálogo entre professor e criança, escutando a autonomia e a criatividade dela. Este estudo versa sobre a perspectiva da escuta sensível abordada por Carla Rinaldi e finaliza com o papel que a arte pode ter na aprendizagem das crianças, destacando a importância do adulto sensível às linguagens e às teorias delas. Por fim, foram realizadas a análise e a reflexão das vivências durante este ano de pesquisa, pontuando as expressões de meninos e meninas, suas peculiaridades e a atuação dos adultos no cotidiano infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.