Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NeryDomingosGomesDeSouza_tcc.pdf676,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção de novas tecnologias : um estudo com não usuários dos sistema de solicitação de emissão do CPF pela internet
Autor(es): Souza, Nery Domingos Gomes de
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Tecnologia digital
Serviço público
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SOUZA, Nery Domingos Gomes de. Adoção de novas tecnologias: um estudo com não usuários dos sistema de solicitação de emissão do CPF pela internet. 2019. 8, 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo buscou analisar fatores determinantes da não adoção do serviço público de emissão de CPF disponibilizado de forma digital no Brasil, distinguindo os cidadãos não adotantes em função de variáveis demográficas e de hábito de uso de tecnologias. Para isso, teve como principal base teórica a Unified Theory of Acceptance and Use of Technology – UTAUT2, aplicada no contexto do consumidor. Como resultado, foi possível observar a complexidade de se atingir todas as necessidades do usuário dadas as características demográficas existentes no Brasil, pois as diferenças de renda e grau de instrução foram significativas na associação dos construtos propostos por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Todos os seis construtos utilizados na pesquisa apresentaram escores significativos e correlação entre si. Como contribuição gerencial, o estudo apontou para o direcionamento de ações que levem ao desenvolvimento de plataformas mais intuitivas, a fim de atingir todas as camadas da população brasileira, ocorrendo uma maior difusão da plataforma digital.
Abstract: This study aimed to analyze factors that determine the non-adoption of the publicly available CPF issuing public service in Brazil, distinguishing non-adopting citizens according to demographic variables and technology usage habits. For this, it had as main theoretical basis the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - UTAUT2, applied in the context of the consumer. As a result, it was possible to observe the complexity of meeting all user needs given the demographic characteristics existing in Brazil, because differences in income and educational level were significant in the association of the constructs proposed by Venkatesh, Thong and Xu (2012). All six constructs used in the research had significant scores and correlation with each other. As a managerial contribution, the study pointed to the direction of actions that lead to the development of more intuitive platforms, in order to reach all layers of the Brazilian population, with a greater diffusion of the digital platform.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.