Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RayssaKleftakisDeCarvalho_tcc.pdf4,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impactos resultantes da exploração mineral de areia quartzítica na bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho
Autor(es): Carvalho, Rayssa Kleftakis de
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Geoprocessamento
Impacto ambiental
Erosão
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: CARVALHO, Rayssa Kleftakis de. Avaliação de impactos resultantes da exploração mineral de areia quartzítica na bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho. 2019. xi, 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O crescimento populacional e a urbanização do DF reflete em pressões antrópicas cada vez mais degradantes para o meio ambiente, em que a matéria prima muitas vezes usada para gerar bens de consumo são recursos não renováveis da natureza e que para sua obtenção, causam impactos ambientais, tanto positivos, como negativos. Uma demanda crescente no Distrito Federal que reflete diversos impactos é o aumento da demanda por matéria-prima utilizada diretamente no uso da construção civil, pois exige a extração de certos minérios. Este projeto final de graduação em Engenharia Ambiental tem por objetivo avaliar os impactos ambientais associados a vulnerabilidade ambiental agravada pelas atividades de mineração de areia quartzítica da Brasil Calcário na Região Administrativa de Sobradinho, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio São Bartolomeu. A metodologia aplicada envolveu a produção de mapas de uso e cobertura do solo para os anos de 2005, 2011, 2018 na área de estudo, a partir do uso de algoritmos de geoprocessamento. Envolveu a produção de mapas intermediários e de um mapa final de vulnerabilidade ambiental voltado para os impactos causados por esta mineração para o ano de 2018, que foi obtido por meio da aplicação de análise hierárquica de processos (AHP). Por fim, identificou-se que há um alto grau de vulnerabilidade ambiental na área no qual há exploração mineral, verificando-se impactos negativos significativos, que devem ser fiscalizados. Com isso, avaliou-se que as medidas mitigadoras que vem sendo realizadas em áreas já exploradas na bacia do Ribeirão Sobradinho não garantem a sustentabilidade ambiental da APA do Rio São Bartolomeu, além disso, coloca-se em risco as APP adjacentes, essenciais para o equilíbrio do sistema como um todo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.24648
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.