Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlexPereiraBarbosaJunior_tcc.pdf4,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Drenagem urbana sustentável : estudo de caso no Setor Habitacional D de Taguatinga Sul – DF
Autor(es): Barbosa Junior, Alex Pereira
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Drenagem
Sustentabilidade
Solos - permeabilidade
Águas pluviais
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: BARBOSA JUNIOR, Alex Pereira. Drenagem urbana sustentável: estudo de caso no Setor Habitacional D de Taguatinga Sul – DF. 2019. xi, 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O desenvolvimento urbano há anos vem modificando o meio onde vivemos, com o aumento de novas edificações, criações de novas quadras, novos condomínios, entre outras estruturas urbanas que acarretam a impermeabilização do solo, o que por sua vez, promove maiores volumes escoados e, consequentemente, maiores vazões de pico. Frequentemente, a capacidade e a funcionalidade do sistema são avaliadas usando uma abordagem simples, como parâmetros de vazão de saída e volume do escoamento superficial, que podem ser úteis para medir mudanças ao longo do tempo, como impactos pós-desenvolvimento. Os sistemas de drenagem sustentáveis ou também chamados de SuDS – Sustainable Drainage Systems transmitem a ideia de desenvolvimento de baixo impacto ou Low Impact Development (LID), de controle local do fluxo e de infiltração do excedente que iria para um corpo receptor, ou seja, armazenando por mais tempo o fluxo de chuva. A partir disso, este projeto usou da modelagem SWMM (Storm Water Management Model) na interface computacional PCSWMM a fimde analisar os efeitos da urbanização sobre o escoamento superficial da região que abrange as quadras residênciais QSD 01 a 23, parte do Parque Ecológico Saburo Onoyama e parte do Pistão Sul em Taguatinga-Sul, Região Administrativas do Distrito Federal, que sempre alaga e propor alternativas para amortecimento das vazões com cenários em que tivesse a influência de LIDs. Foram analisadas as vazões de saída, que pudessem se enquardradas na legislação vigente, a Resolução 09/11 da ADASA, o volume do escoamento superficial a fim de que pudesse ver a eficiência do sistema em incorporar o fluxo total e o número de estruturas da rede que estão sobrecarregando ou inundando, para que se obtivesse a efeciência do sistema em diminuir os fluxos que causam inundações. Os cinco cenários propostos não obtiveram total êxito na atenuação do escoamento superficial, como por exemplo, o Cenário I teve a maior redução do número de estruturas sobrecarregadas e inundadas, que foi de mais de 40 %, entretanto a partir deles foi possível estipular um sexto cenário que trouxesse a alternativa estrutural de aumentar os condutos e usar todos os dispositivos de infiltração para que pudesse obter o resultado esperado. E na questão relacionada à vazão de saída, com exceção do cenário que é aumentado os diâmetros dos condutos, todos atenderam à Resolução 09/11 da ADASA que estipula a vazão máxima específica de 24,4 L/s.ha (Vinte e quatro litros por segundo por hectare).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.