Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MuriloVenancioFonseca_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aproveitamento energético do biogás gerado no tratamento de esgotos sanitários : estudo de caso da ETE Brasília Sul com enfoque na digestão anaeróbia dos lodos gerados
Autor(es): Fonseca, Murilo Venancio
Orientador(es): Vieira, Gabriel Campos
Coorientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Saneamento básico
Água - estações de tratamento
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: FONSECA, Murilo Venancio. Aproveitamento energético do biogás gerado no tratamento de esgotos sanitários: estudo de caso da ETE Brasília Sul com enfoque na digestão anaeróbia dos lodos gerados. 2019. xi, 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O crescimento urbano acarreta no aumento da produção de esgoto, consequentemente do lodo oriundo de seu tratamento e dessa forma aumenta também a necessidade de tratamento e correto gerenciamento desse. A utilização de tratamento anaeróbio com foco na redução de volume do lodo e na cogeração de energia térmica e elétrica através da queima do metano gerado é um processo em crescente implementação, mas ainda pouco utilizado. Nesse contexto, o objetivo geral desse trabalho foi a análise do potencial energético da ETE Brasília Sul com base na produção de metano gerado na digestão anaeróbia dos lodos. O direcionamento do trabalho foi pautado nos objetivos específicos de i) Analisar o potencial de produção de biogás e Metano na ETE Brasília Sul; ii) Analisar a viabilidade da instalação de um sistema de aproveitamento energético e purificação do biogás iii) Estimar o balanço energético da ETE com sistema de aproveitamento do biogás; iv) Estimar o prazo de retorno do investimento com base nas economias produzidas, custos de implantação e manutenção, oriundos do sistema de aproveitamento energético. Os resultados mostraram que potencial de produção de biogás é considerável, avaliado em uma vazão média de 3.864 m³/dia no período de janeiro de 2019 a abril de 2019. A produção energética bruta média nesse período foi avaliada em 1046,5 kWh e o seu aproveitamento na cogeração foi proposto através de um motor de combustão interna e na secagem térmica do lodo, considerando ainda a purificação do biogás para adequação aos requisitos do motor. Assim o sistema de aproveitamento energético apresentou uma produção elétrica média de 361 kWh e térmica de 429 kWh, representando uma economia anual com energia elétrica na faixa de 16,69% do consumo da ETE Brasília Sul. Por fim, ao avaliar os ganhos econômicos gerados pelo sistema com os seus respectivos custos de operação, manutenção e implementação, o Prazo de Retorno do Investimento foi avaliado entre 7,0 e 9,6 anos, o Valor Presente Líquido do investimento se mostrou favorável para um prazo superior a 9,33 anos com a faixa de ganhos máxima e 14,92 anos com a faixa mínima. Foi apresentada também a possibilidade de lucro no valor entre R$9.302,60 a R$32.468,18 no prazo de 17,5 nos moldes utilizados pela SABESP na construção da ETE São Lourenço.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.