Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RebecaLopesBenchouchan_tcc.pdf3,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologia social como alternativa para tratamento de esgoto em comunidades tradicionais da Amazônia
Autor(es): Benchouchan, Rebeca Lopes
Orientador(es): Andrade, Manoel Pereira de
Coorientador(es): Bernardes, Ricardo Silveira
Assunto: Saneamento básico
Esgoto - tratamento
Amazônia
Tecnologia social
Comunidades tradicionais
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: BENCHOUCHAN, Rebeca Lopes. Tecnologia social como alternativa para tratamento de esgoto em comunidades tradicionais da Amazônia. 2019. xiv, 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A exploração de recursos naturais e o crescente aumento da geração de poluição, principalmente a partir dos dejetos humanos, trazem consequências danosas para o ser humano e o meio ambiente. O saneamento básico, uma das mais relevantes áreas de responsabilidade de uma sociedade, normalmente de responsabilidade pública, é uma das formas de reverter esse quadro. Atualmente, o Brasil se encontra em grande déficit em cobertura dos serviços de saneamento, sobretudo em esgotamento sanitário, principalmente das regiões norte e nordeste. Desta forma, o trabalho avalia o uso de tecnologias sociais como alternativa de saneamento em comunidades tradicionais da Amazônia, a partir de estudo de campo. Foram escolhidas comunidades residentes dos Projetos de Assentamento Agroextrativistas Chico Mendes e Equador e da Reserva Extrativista Chico Mendes para estudo, todas localizadas no município de Xapuri, Estado do Acre. Essa seleção se deu a fim de buscar comunidades tradicionais que possuem baixa ou nenhuma cobertura de saneamento ou que foram beneficiadas com ações governamentais. Desta forma, estudo foi capaz de agregar conhecimento sobre as alternativas de saneamento adotadas nas comunidades selecionadas e avaliar os impactos gerados com as intervenções, quando realizadas. Além disso, captou-se as demandas relacionadas ao saneamento nas comunidades estudadas, indicando e projetando tecnologias sociais para tratamento de esgoto que se encaixam nas necessidades das populações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.