Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroHenriqueCesarioSantosCecilio_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do método de valoração contingente na avaliação dos usos associados ao ribeirão de Santa Maria (DF/GO)
Autor(es): Cecilio, Pedro Henrique Cesário Santos
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Impacto ambiental
Água - poluição
Água - análise
Economia ambiental
Data de apresentação: 9-Abr-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: CECILIO, Pedro Henrique Cesário Santos. Aplicação do método de valoração contingente na avaliação dos usos associados ao ribeirão de Santa Maria (DF/GO). 2019. x, 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a questão da poluição da água do ribeirão Santa Maria (DF/GO) e a perda de serviços ambientais com o enfoque da economia ambiental. Aplicou-se o método de valoração contingente para estimar a disposição a pagar pela população para a revitalização desse corpo hídrico e, com base nos dados levantados, estimar o valor ambiental do Ribeirão Santa Maria. Para a realização do estudo foi definida a população do Município do Novo Gama/GO como o público alvo da investigação. O município apresentava em 2018 uma população total estimada em torno de 114 mil habitantes. Elaborou-se um questionário que foi aplicado em diferentes áreas do Município, na região central e em bairros mais afastados. Foram aplicados um total de 216 questionários. Em função do tamanho amostral, o estudo apresentou um nível de confiança superior a 90% e uma margem de erro inferior a 10%, o que indicou uma amostragem estatisticamente relevante. A partir dos dados e das informações levantadas, observou-se que existe uma série de impactos ambientais e socioeconômicos que foram gerados pelos processos poluidores ao longo das últimas décadas. Foram identificadas as expectativas da população com relação à redução dos impactos gerados pela poluição do Ribeirão. Os resultados demonstraram que uma quantidade relevante de cidadãos tem consciência da importância de melhorar a qualidade ambiental do ribeirão Santa Maria e dos benefícios, em termos de serviços ambientais, que o ribeirão poderá garantir à população quando estiver recuperado. Desse modo, como forma de medir a disposição a pagar, o questionário possibilitou que fosse feita uma estimativa do quanto a população estaria disposta a contribuir para a revitalização do ribeirão de Santa Maria, considerando que a contribuição paga pela população incidiria mensalmente. Multiplicou-se por 12 os valores dispostos no questionário para se achar o valor médio anual estimado para revitalização do ribeirão de Santa Maria, o que representaria um valor entre R$ 6,00 e R$120,00 para cada domicílio do Município. A avaliação contingente é um método de baixo custo e grande alcance, possibilitou gerar informações sobre a valoração do ribeirão Santa Maria, mostrando perspectivas econômicas para a sua recuperação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.