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dc.contributor.advisorDantas, Marcos Alberto-
dc.contributor.authorPassos, Arthur Pessoa-
dc.identifier.citationPASSOS, Arthur Pessoa. Mobilidade interna no campus Darcy Ribeiro: uma análise do uso de transportes alternativos pela população universitária. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a mobilidade interna e a utilização de transportes alternativas pela população universitária. Esta pesquisa, de caráter exploratório e com abordagem quantitativa, elegeu a Universidade de Brasília com seu Campus Darcy Ribeiro para ser sua fonte de estudo. Na revisão teórica foi discutido acerca da evolução das políticas públicas e dos conceitos e modelos de mobilidade urbana. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a aplicação de questionários fechados, com respostas em plataforma online. Como população foi determinada quaisquer alunos ativos da universidade. A quantidade de questionários, 412 respostas, coletados condiz para que a pesquisa tenha um nível de confiança e que representa a amostra de forma satisfatória. A partir da finalização da aplicação foi feita a compilação dos dados para análise. A elaboração de gráficos foi realizada para maior facilidade de entendimento. Estes apresentam em seus resultados um grande uso de meios de locomoção considerados sustentáveis, uma abertura uma implementação de um modelo de mobilidade urbana que seja mais eficiente, já que o atual demonstra dificuldades em ser eficiente até pela extensão do Campus. Contudo, foi determinado que a mobilidade interna não é considerada o maior problema pela percepção dos alunos tendo assuntos como segurança, que implica em decisões da locomoção, como mais prioritários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.subject.keywordComunidade acadêmicapt_BR
dc.titleMobilidade interna no campus Darcy Ribeiro : uma análise do uso de transportes alternativos pela população universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T13:56:01Z-
dc.date.available2020-07-23T13:56:01Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24613-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyse internal mobility and the use of alternative transport by the university population. This research, exploratory in nature and with a quantitative approach, elected the University of Brasilia with its Darcy Ribeiro Campus to be its source of study. In the theoretical review it was discussed about the evolution of public policies and the concepts and models of urban mobility. Closed questionnaires were used as methodological procedures, with answers in an online platform. As a population, any active students of the university were determined. The number of questionnaires, 412 responses, collected match so that the research has a level of confidence and that represents the sample in a satisfactory way. From the end of the application was made the compilation of data for analysis. The preparation of graphs was performed for greater ease of understanding. In their results, they present a great use of means of locomotion considered sustainable, an opening and implementation of an urban mobility model that is more efficient, since the current one demonstrates difficulties in being efficient even by the extension of the campus. However, it was determined that internal mobility is not considered the biggest problem by the perception of students having issues such as safety, which implies in decisions of locomotion, as more priority.pt_BR
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