Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SebastianaNuselsaVidal_tcc.pdf625,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorVidal, Sebastiana Nucelsa-
dc.identifier.citationVIDAL, Sebastiana Nucelsa. Do que brincam as crianças de 2 e 3 anos na escola?: um estudo das relações entre o brincar e o desenvolvimento das crianças. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico apresenta uma reflexão sobre a brincadeira e suas possibilidades de contribuições e aprendizagem para desenvolvimento de crianças em seus aspectos sociais, culturais, cognitivos, emocionais, motor e de socialização na faixa etária entre 2 a 3 anos. Na infância, o brincar ajuda muito no desenvolvimento, na aprendizagem e na construção da personalidade da criança, sendo uma forma da criança entender o mundo a sua volta e se ver como uma pessoa que faz parte da sociedade. O caminho escolhido para realizar este trabalho foi à abordagem da pesquisa qualitativa por acreditar ser a mais adequada para a área das Ciências Humanas e Sociais, na qual se insere a Educação. Como instrumento de pesquisa foi escolhido o questionário por acreditar que este seja adequado para a realidade do universo da pesquisa, ou seja, com os professores, sujeitos principais desta investigação. O trabalho foi desenvolvido apresentando um referencial teórico com vários autores como Vygotsky, Packer, Piaget, Melo e Valle, que apresentam sobre a importância do brincar na Educação Infantil. Descobrimos que a criança aprende brincado, e que a professora pode colaborar para este aprendizado de uma maneira significativa. Através da pesquisa foi possível refletir acerca da prática pedagógica docente e das atividades realizadas ao longo da minha trajetória profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleDo que brincam as crianças de 2 e 3 anos na escola? : um estudo das relações entre o brincar e o desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T13:46:08Z-
dc.date.available2020-07-23T13:46:08Z-
dc.date.submitted2018-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24611-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.