Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Raimundo Luiz Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Clemair Aparecida Caetano de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Clemair Aparecida Caetano de. Uma nova forma de ensinar é possível?. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta o resultado realizado na escola Rita Bocalom no município de Acrelândia-AC. Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional. Pude observar a forma como cada professor trabalha e aplica sua didática aos alunos. Nesta pesquisa foram adotados como procedimentos para a coleta de dados, observação, questionários e entrevistas, desenvolvidos com os professores, tendo como pressuposto o desenvolvimento, o processo de ensino e aprendizado dos alunos, na faixa etária de ensino do 1o ao 5o ano, é fato que na atualidade prender a atenção do aluno com os conteúdos expostos é um grande desafio, visto que o professor trava um duelo com as tecnologias que estão cada vez mais acessíveis as crianças, jovens e adolescentes. Partindo dessa premissa é correto afirmar que os professores precisam reaprender e propor alternativas que se mostrem mais interessantes que as redes sociais, o celular, etc. No processo ensino-aprendizagem é fundamental que os envolvidos - professor e aluno -, possam dialogar de modo que o aluno aprenda sempre. É fundamental fazer com que o aluno tenha interesse, em desenvolver suas atividades. Durante minhas pesquisas e observação, vi que devemos despertar o interesse no aluno, trazendo atividades criativas que faça com que o aluno desperte o seu cognitivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Uma nova forma de ensinar é possível? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T13:36:27Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T13:36:27Z | - |
dc.date.submitted | 2019-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24609 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presents the results of the Rita Bocalom school in the municipality of Acrelândia-AC. The National Curricular Parameters constitute a quality reference for education in elementary education throughout the country. Its function is to guide and ensure the coherence of investments in the educational system. I could observe how each teacher works and applies his didactics to the students. In this research were adopted as procedures for data collection, observation, questionnaires and interviews, developed with the teachers, having as a presupposition the development, the teaching and learning process of the students, in the teaching age of 1st to 5th year, is fact that in the present moment to catch the studenfs attention with the exposed contents is a great challenge, since the teacher duels with the technologies that are more and more accessible the children, young people and adolescents. Based on this premise, it is correct to say that teachers need to relearn and propose alternatives that are more interesting than social networks, cellular, etc. In the teaching-learning process it is fundamental that those involved - teacher and student - can dialogue so that the student always learns. It is fundamental to make the student have an interest in developing their activities. During my research and observation, I saw that we should arouse interest in the student, bringing Creative activities that make the student to wake up their cognitive. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|