Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorAvelinoDeFreitas_tcc.pdf723,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O método fônico e a prática : possibilidades de uma nova alfabetização
Autor(es): Freitas, Victor Avelino de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Ensino fundamental
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: FREITAS, Victor Avelino de. O método fônico e a prática: possibilidades de uma nova alfabetização. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse estudo refere-se à aplicação do método fônico, segundo o livro ABC do Alfabetizador (OLIVEIRA, 2003) para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola do Distrito Federal, com o objetivo de apresentá-lo como proposta de melhoria da alfabetização. Os números aqui apresentados sobre alfabetização demonstram a necessidade de novas possibilidades dentro desse campo, que é motivo de tantos debates nos últimos anos. Dados e novas propostas do atual Governo Federal também se fazem presentes neste estudo, agregando mais informações sobre o tema. As metodologias aqui aplicadas são de cunho bibliográfico, documental e etnográfico, a fim de possibilitar dados concretos e novas estratégias para um determinado campo e local. Por fim, a questão prática mostra que é possível, mesmo que em pouco tempo, a obtenção de bons resultados dentro de uma nova ideia de alfabetização.
Abstract: This study refers to the application of phonic method, according to the ABC do Alfabetizador (OLIVEIRA, 2003) book, for second year Elementary School students from a Distrito Federal’s school, with the purpose of presenting it as a proposal to improve the literacy. The figures on literacy demonstrate the need of new possibilities within this area, which has been the cause of several debates in recent years. Data and new proposals from the current Federal Government are also present in this study, adding more information to the subject. The methodologies applied here are bibliographical, documentary and ethnographic, in order to provide concrete data and new strategies for a given domain and place. Finally, the practical question shows that it is possible, even in a short time, to achieve good results within a new idea of literacy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.