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Título: Perfil dos professores que pedem exoneração no DF : a predominância dos professores iniciantes/ingressantes
Autor(es): Martins, Érika Soares de Lima
Orientador(es): Cassettari, Nathalia
Assunto: Professores
Professor iniciante
Evasão docente
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: MARTINS, Érika Soares de Lima. Perfil dos professores que pedem exoneração no DF: a predominância dos professores iniciantes/ingressantes. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal, analisar o abandono docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) por professores iniciantes/ingressantes. Para a sua consecução, a pesquisa envolveu as seguintes etapas: levantamento do Estado da Arte sobre o tema; análise dos dados fornecidos pela SEEDF; identificação do perfil que mais se destaca em relação ao abandono docente na SEEDF; Análise da bibliografia encontrada com os dados apresentados na pesquisa. A partir da análise realizada, foi possível concluir que, mesmo o abandono sendo um processo complexo e repleto de particularidades, os motivos apontados na análise bibliográfica, pelos professores que abandonam a docência, coincidem com as dificuldades apresentadas pelos professores em início de carreira. Entre as maiores causas dos abandonos está a desvalorização profissional, que perpassa aspectos de condições de trabalho, relações estabelecidas na escola e na rede de ensino, sentidos e significados da profissão, dentre outros. Dessa forma, destaca-se a necessidade da elaboração de políticas públicas que contribuam com a valorização dos profissionais da educação e auxiliem os novos professores a permanecerem em suas carreiras.
Abstract: This study has as main objective, to analyze the teacher abandonment in the State Department of Education of the Federal District (SDEFD) by beginning teachers. For its accomplishment, the research involved the following steps: survey of the State of the Art on the subject; analysis of data provided by SDEFD; identification of the profile that stands out most in relation to teacher dropout in SDEFD; Analysis of the bibliography found with the data presented in the research. From the analysis carried out, it was possible to conclude that even abandonment being a complex process and full of particularities, the reasons pointed out in the bibliographic analysis by teachers who drop out of teaching coincide with the difficulties presented by the teachers at the beginning of their careers. Among the major causes of dropouts is the professional devaluation, which pervades aspects of working conditions, relationships established in the school and in the teaching network, meanings and meanings of the profession, among others. Thus, the need to develop public policies that contribute to the valuation of education professionals and help new teachers to stay in their careers is highlighted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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