Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Manoel Alvino da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Manoel Alvino da. Gestão democrática e a participação da família na escola. 2018. x, 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem a Gestão Democrática como temática de estudo. Neste objetivou-se investigar a participação familiar nos processos democráticos da escola a partir da busca de opiniões para a prática de planejamento inerente a um problema de ordem escolar. Para tanto, empregamos as pesquisas de campo e exploratória, tendo-se uma abordagem qualitativa, e nisso aplicamos o roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento específico no processo de coleta e análise dos dados, tendo-se como público: uma educadora, uma diretora e quatro pais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás. Durante esta investigação, ao apresentarmos a questão da reforma do pátio, que se apresenta como um problema atual que exige a opinião de outras pessoas que não aquelas atuantes no seio escolar, percebemos haver interesse e possibilidade de intervenção da família nos processos decisórios da escola. Portanto, os achados permitiram refletir no quanto é essencial que os pais sejam envolvidos na educação dos filhos e nas decisões tomadas para melhorar o aprendizado desses, no entanto, há limitações que precisam ser superadas, de forma a criar-se estratégias que incentivem e ajudem a conscientizar sobre a relevância do elo família-escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e a participação da família na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T13:11:38Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T13:11:38Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24602 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has Democratic Management as the study theme. The purpose of this study was to investigate the family participation in the democratic processes of the school from the search for opinions to the practice of planning inherent to a problem of school order. In order to do this, we used the field and exploratory research, taking a qualitative approach, and in this we applied the script of semi-structured interview as a specific instrument in the process of collecting and analyzing the data, having as public: an educator, a director and four parents of 5th grade students from a public school in the State of Goiás. During this investigation, when we present the question of courtyard reform, which presents itself as a current problem that requires the opinion of others other than those working in the school environment, we perceive that there is interest and possibility of family intervention in the school's decision-making processes. Therefore, the findings allowed us to reflect on how essential it is that parents be involved in the education of their children and in the decisions taken to improve their learning, however, there are limitations that need to be overcome in order to create strategies that encourage and help to raise awareness about the relevance of the family-school link. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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