Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JaniceSantosdeSouza_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorSouza, Janice Santos de-
dc.identifier.citationSOUZA, Janice Santos de. A importância de trabalhar com jogos e brincadeiras na alfabetização e letramento. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras na prática educativa da alfabetização e letramento. Visto que, atualmente o uso do lúdico é assunto muito discutido pelos professores, pois estudos comprovam que ele é de grande valia no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma vez que é preciso entender que o ensino abrange um grau extremamente satisfatório quando desperta o interesse nas crianças, contudo na maioria das ocasiões para alcançar isso o professor deverá achar alguma coisa que vá além dos métodos tradicionais usados, transformando a alfabetização em um processo dinâmico e criativo por meio de jogos e brincadeiras. Para realização desta pesquisa identifico como principais autores, KISHIMOTO (1998, 2000), OLIVEIRA (2000), entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, contamos com a colaboração dos professores e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal, localizada no município de Juvenília–MG. Para a execução da pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa por meio da observação em sala de aula e entrevista com os professores regentes da mesma turma. De acordo com a análise dos dados coletados, pôde-se constatar que a atividade lúdica é importante no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, e que tanto os professores atuais quanto os futuros professores devem ter consciência dessa importância e de outras questões em relação ao brincar no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleA importância de trabalhar com jogos e brincadeiras na alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T12:54:37Z-
dc.date.available2020-07-23T12:54:37Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24592-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to reflect and show the importance of games and games in the educational practice of literacy and literacy. Since, currently, the use of play is a subject much discussed by teachers, since studies prove that it is of great value in the teaching-learning process of the student. Since it must be understood that teaching reaches an extremely satisfactory degree when it arouses interest in children, yet on most occasions to achieve this the teacher must find something that goes beyond the traditional methods used, turning literacy into a dynamic process and creative through games and games. For the accomplishment of this research I identify as main authors, KISHIMOTO (1998, 2000), OLIVEIRA (2000), among others. For the development of the research, we have the collaboration of teachers and students from the 1st to 3rd year of elementary school of a School of the Municipal Network, located in the municipality of Juvenilia-MG. For the execution of the research, the qualitative methodology was adopted through observation in the classroom and interview with the regent teachers of the same class. According to the analysis of the collected data, it was observed that play activity is important in the development and learning of the child, and that both current teachers and future teachers should be aware of this importance and other issues in relation to playing in teaching-learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.