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Título: Reflexões sobre a educação de jovens e adultos no Brasil : relatos de experiências
Autor(es): Pereira, Luciana Rodrigues
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 22-Jul-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Luciana Rodrigues. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos no Brasil: relatos de experiências. 2011. 37, ca. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho reúne uma interessante reflexão sobre possíveis proposições de uma prática pedagógica produtiva pautada numa metodologia libertadora de Paulo Freire que permite ao aluno ser reflexivo e questionador. O tema foi escolhido dentro de uma perspectiva comparativa da metodologia tradicional com um ideal de aprendizado que aproxima-se da realidade dos alunos levando-a para sala de aula de forma contestadora. Ao longo dos capítulos foi construído um quadro histórico e teórico que permitisse ao leitor situar se dentro da problemática proposta. Um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é suficiente para nos mostra que tivemos alguns avanços e conquistas em relação a essa modalidade de ensino, no entanto, ainda hoje a alfabetização não é uma apropriação de todo o cidadão, por isso enfrentamos índices de analfabetismos tão assustadores. A grande questão a ser analisada é que ainda é evidente na Educação de Jovens e Adultos um enraizamento da metodologia tradicional que não tem uma visão pedagógica comprometida como uma educação libertadora e crítica, como a pedagogia proposta por Paulo Freire. Oferecem uma educação tradicional e muitas vezes defasada, ignorando a questão do trabalho como a essência da Educação de Jovens e Adultos que foi o principal tema trabalhado em sala de aula para que pudesse aproximar-se da cultura dos alunos e assim concretizar uma postura de educador com pensamento libertador. Numa reflexão de um ideal da prática pedagógica focada na educação libertadora foi traçado proposições em sala de aula pautadas no referencial teórico de Paulo Freire, a fim de demonstrar a importância de uma educação para a formação crítica dos educandos. E ainda foi observado o nítido entusiasmo dos educandos quando levado para sala de aula trabalhos que se aproximam da própria realidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2458
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