Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IgorPassosPires_tcc.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cantos de um educartista : a prática performativa como caminho pedagógico
Autor(es): Pires, Igor Passos
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Performance (Arte)
Performance teatral
Corpo cênico
Teatro
Teatro na educação
Ensino médio - Distrito Federal
Data de apresentação: 11-Out-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: PIRES, Igor Passos. Cantos de um educartista: a prática performativa como caminho pedagógico. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho visa analisar e discutir como práticas performativas na educação, em específico em aulas de teatro, são potentes para reflexão e invenção de novas formas de agir e entender o espaço escolar a partir da perspectiva do professor, buscando pistas, desde a performance, para repensar o espaço institucional e o que pode o corpo na escola – no que diz respeito ao corpo cênico e ao corpo social. A pesquisa foi desenvolvida a partir de oficina teatral com alunos do ensino médio da escola Centro Educacional 11, em Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal, no período de março de 2018 a agosto de 2019.
Abstract: The present research aims at analyzing and discussing how performative practices in education, specifically in theater classes, are potent for reflection and invention of new ways of acting and understanding the school space from the teacher's perspective, looking for clues, from the performance, to rethink the institutional space and what the body can do at school - with regard to the scenic body and the social body. The research was developed from a theatrical workshop with high school students at Centro Educacional 11 school, in Ceilândia, satellite city of the Federal District, from March 2018 to August 2019.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.