Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaMariaBalata_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre uma pedagogia afetiva na aprendizagem teatral
Autor(es): Balata, Ana Maria da Silva
Orientador(es): Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
Assunto: Afetividade
Arte na educação
Jogos teatrais
Teatro na educação
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: BALATA, Ana Maria da Silva. Reflexões sobre uma pedagogia afetiva na aprendizagem teatral. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a Arte-educação e a educação teatral afetiva. O trabalho foi construído a partir das experiências estéticas e vivências afetivas e não afetivas da autora com o Teatro e as Artes. Com estudos acerca da história da Arte-educação no Brasil, a educação indígena Mundurucu e a Pedagogia Waldorf, o objetivo é mostrar a importância da afetividade na Arte-educação e como os jogos teatrais auxiliam na formação de indivíduos criativos e expressivos, com consciência do sentido coletivo do Teatro. É urgente que os educadores contemporâneos trabalhem com afeto e empatia e façam da sala de aula um espaço lúdico de compartilhamento de saberes e experiências.
Resumén: Esta investigación presenta análisis sobre la Arte-educación y la educación teatral afectiva. El trabajo fue construido a partir de las experiencias estéticas y vivencias afectivas y no afectivas de la autora con el Teatro y las Artes. Con estudios sobre la historia de la Arte-educación en Brasil, la educación indígena Mundurucu y la Pedagogía Waldorf, el objetivo es mostrar la importancia de la afectividad en la Arte-educación y cómo los juegos teatrales auxilian en la formación de individuos creativos y expresivos, el sentido colectivo del Teatro. Es urgente que los educadores contemporáneos trabajen con afecto y empatía y hagan del aula un espacio lúdico de compartir conocimientos y experiencias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.