Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24584
Título: | O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola |
Autor(es): | Silva, Thiago da |
Orientador(es): | Moraes, Martha Lemos de |
Assunto: | Teatro na educação Diversidade sexual Gênero - relações Teatro do Oprimido Sexualidade Arte na educação |
Data de apresentação: | 8-Jun-2018 |
Data de publicação: | 23-Jul-2020 |
Referência: | SILVA, Thiago da. O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta o professor (a) como agente contra o preconceito às diversidades na escola, com ênfase na LGBTfobia. Tem como objetivo geral contribuir para o fortalecimento do respeito à diversidade sexual e de gênero na escola. Como objetivos específicos, pretende refletir sobre o papel do professor de teatro na escola, bem como sobre os limites de abordagem sobre o tema; desmistificar alguns conceitos relacionados a questões de gênero e orientação sexual; mostrar a importância de considerar questões como essas no processo de ensino-aprendizagem. A reflexão parte de experiências docentes em estágios 1 e 2 e no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência – PIBID/Teatro, realizadas respectivamente no Centro de Ensino Médio 417, de Santa Maria-DF em 2016 e no Centro de Ensino Médio Urso Branco em 2017. Fundamenta-se em autores da antropologia, sociologia e educação acerca dos estudos sobre Diversidades; em leis e documentos que orientam a educação brasileira; e em autores da pedagogia do teatro: Augusto Boal (1991) e Viola Spolin (2010). Configura-se como pesquisa qualitativa e tem como método de pesquisa a experiência (TELLES, 2012). Os resultados foram analisados a partir do processo criativo de montagem de espetáculo teatral realizado com alunos de 9° ano, sobre a temática “diversidade sexual e de gênero” apresentada na II Mostra de Teatro do CEM Urso branco. A partir dessa análise foi possível compreender quais são os limites e alguns caminhos possíveis sobre a abordagem deste tema pelo professor (a) de teatro na educação básica. Os caminhos experienciados não se configuram em modelo de trabalho, mas contribuíram potentemente para a formação do graduando/pesquisador/professor, que encontrou na pedagogia da alteridade o equilíbrio entre suas possibilidades pedagógicas e as necessidades dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.