Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moraes, Martha Lemos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Thiago da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thiago da. O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta o professor (a) como agente contra o preconceito às diversidades na escola, com ênfase na LGBTfobia. Tem como objetivo geral contribuir para o fortalecimento do respeito à diversidade sexual e de gênero na escola. Como objetivos específicos, pretende refletir sobre o papel do professor de teatro na escola, bem como sobre os limites de abordagem sobre o tema; desmistificar alguns conceitos relacionados a questões de gênero e orientação sexual; mostrar a importância de considerar questões como essas no processo de ensino-aprendizagem. A reflexão parte de experiências docentes em estágios 1 e 2 e no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência – PIBID/Teatro, realizadas respectivamente no Centro de Ensino Médio 417, de Santa Maria-DF em 2016 e no Centro de Ensino Médio Urso Branco em 2017. Fundamenta-se em autores da antropologia, sociologia e educação acerca dos estudos sobre Diversidades; em leis e documentos que orientam a educação brasileira; e em autores da pedagogia do teatro: Augusto Boal (1991) e Viola Spolin (2010). Configura-se como pesquisa qualitativa e tem como método de pesquisa a experiência (TELLES, 2012). Os resultados foram analisados a partir do processo criativo de montagem de espetáculo teatral realizado com alunos de 9° ano, sobre a temática “diversidade sexual e de gênero” apresentada na II Mostra de Teatro do CEM Urso branco. A partir dessa análise foi possível compreender quais são os limites e alguns caminhos possíveis sobre a abordagem deste tema pelo professor (a) de teatro na educação básica. Os caminhos experienciados não se configuram em modelo de trabalho, mas contribuíram potentemente para a formação do graduando/pesquisador/professor, que encontrou na pedagogia da alteridade o equilíbrio entre suas possibilidades pedagógicas e as necessidades dos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte na educação | pt_BR |
dc.title | O professor de teatro como agente contra a LGBTfobia na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T12:24:16Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T12:24:16Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24584 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|