Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndrewLuizNascimentoFirmino_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)743,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação de organizações da sociedade civil na implementação da política de garantida de direitos de crianças e adolescentes : descentralização a partir do Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente no Distrito Federal
Autor(es): Firmino, Andrew Luiz Nascimento
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Organizações da Sociedade Civil (OSC)
Políticas públicas
Descentralização na administração pública
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: FIRMINO, Andrew Luiz Nascimento. Participação de organizações da sociedade civil na implementação da política de garantida de direitos de crianças e adolescentes: descentralização a partir do Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente no Distrito Federal. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As organizações da sociedade civil tornaram-se protagonistas em políticas públicas desde o advento da Constituição de 1988 com o incentivo aos processos de descentralização e participação social. Ainda que as OSC’s possam participar de diferentes formas durante o ciclo das políticas públicas torna-se importante compreender seu papel na implementação, visto que diversas influências podem ocorrer nessa etapa de forma a determinar sucesso ou não da política pública. A pesquisa aborda a realidade da Política de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes que é implementada no Distrito Federal a partir de ações conjuntas do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Subsecretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e organizações da sociedade civil também a partir de projetos financiados pelo Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre a participação das Organizações da Sociedade Civil no processo de implementação. Para tanto, discute-se o processo de implementação de uma política pública, o conceito de descentralização que motiva a análise, além de situar as organizações da sociedade civil como atores sociais. Foi realizada pesquisa documental e análise de conteúdo de documentos que integram e definem o processo de descentralização realizada através do FDCA. Percebeu-se a partir da análise dos dados que as OSC’s detêm relevância na implementação da política de garantia de direitos de crianças e adolescentes participando da implementação diretamente através dos projetos financiados, inclusive superando metas do programa. Todavia, ressalta-se que os dados orçamentários sinalizam que existia a possibilidade de resultados mais expressivos, considerando que do montante autorizado para a implementação dos projetos a cada ano, apenas uma quantidade inferior a 30% foi realmente executada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.