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Título: Avaliação de sala de aula : concepções e práticas de um professor do ensino fundamental
Autor(es): Dias, Amanda Tayne Lima
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Professores - avaliação
Professores - prática profissional
Ensino fundamental
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: DIAS, Amanda Tayne Lima. Avaliação de sala de aula: concepções e práticas de um professor do ensino fundamental. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as concepções e práticas avaliativas de um docente do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para isso, parte-se do pressuposto de que a avaliação de sala de aula pode contribuir para as aprendizagens dos alunos quando praticada de forma a diagnosticar e valorizar os processos educativos por eles vivenciados. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando para levantamento dos dados: análise documental do Projeto Político-Pedagógico (PPP); entrevista semiestruturada com o professor; e observações de aulas. O Referencial Teórico se sustenta em Freitas (1995), Freitas et al. (2014), Hoffman (1993, 2005), Luckesi (2002), Morales (1998), Perrenoud (1999), Vasconcelos (2005) e Villas Boas (2008, 2017). Os resultados indicam que: as concepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem interferem em suas práticas avaliativas; os instrumentos e procedimentos mais diversificados de avaliação favorecem as aprendizagens dos estudantes, se as informações obtidas por meio deles forem utilizadas com intenção formativa; há avanços nas práticas avaliativas do professor pesquisado, mesmo assim, a avaliação ainda é muito confundida com medir e classificar.
Abstract: This study aims to analyze the conceptions and evaluative practices of a teacher of the 5th year of elementary school in a public school in the Federal District. For this, it is assumed that the evaluation of the classroom can contribute to the learning of the students when practiced in order to diagnose and value the educational processes experienced by them. The research of qualitative approach was developed through a case study, using for data collection: documentary analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP); semi-structured interview with the teacher; and classroom observations. The theoretical framework is based on Freitas (1995), Freitas et al. (2014), Hoffman (1993, 2005), Luckesi (2002), Morales (1998), Perrenoud (1999), Vasconcelos (2005) and Villas Boas (2008, 2017). The results indicate that: the teachers' conceptions about the evaluation of learning interfere in their evaluation practices; the most diversified evaluation instruments and procedures favor student learning if the information obtained through them is used for training purposes; there are advances in the evaluative practices of the researched teacher, even so, the evaluation is still very confused with measuring and classifying.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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