Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaurindadoNascimentoCosta.pdf680,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down : um estudo de caso
Autor(es): Costa, Laurinda do Nascimento
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Down, Síndrome de
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: COSTA, Laurinda do Nascimento. A inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down: um estudo de caso. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos principais identificar, relatar e analisar aspectos relativos ao processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Down (SD) em uma escola pública do Distrito Federal; descrever e analisar o processo de inclusão educacional de uma criança com SD e compreender aspectos acerca da SD na perspectiva de diferentes atores: alunos, professores e família. Participaram da pesquisa o aluno com SD, sujeito do estudo, sua mãe, três colegas da turma, professores e monitor. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da DRE de Santa Maria. A metodologia escolhida foi a Pesquisa Qualitativa que permitiu a descrição, análise e discussão do processo de inclusão de uma criança com SD em uma turma regular das séries iniciais.Os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas gravadas, observações e análise documental. Os resultados alcançados nesse estudo permitem uma reflexão acerca do processo de inclusão nas escolas, refletindo seus anseios, angústias e sucesso alcançado através de mito trabalho e dedicação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2456
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons