Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaurindadoNascimentoCosta.pdf680,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorCosta, Laurinda do Nascimento-
dc.identifier.citationCOSTA, Laurinda do Nascimento. A inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down: um estudo de caso. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivos principais identificar, relatar e analisar aspectos relativos ao processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Down (SD) em uma escola pública do Distrito Federal; descrever e analisar o processo de inclusão educacional de uma criança com SD e compreender aspectos acerca da SD na perspectiva de diferentes atores: alunos, professores e família. Participaram da pesquisa o aluno com SD, sujeito do estudo, sua mãe, três colegas da turma, professores e monitor. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da DRE de Santa Maria. A metodologia escolhida foi a Pesquisa Qualitativa que permitiu a descrição, análise e discussão do processo de inclusão de uma criança com SD em uma turma regular das séries iniciais.Os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas gravadas, observações e análise documental. Os resultados alcançados nesse estudo permitem uma reflexão acerca do processo de inclusão nas escolas, refletindo seus anseios, angústias e sucesso alcançado através de mito trabalho e dedicação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDown, Síndrome deen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleA inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down : um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-13T13:59:16Z-
dc.date.available2012-01-13T13:59:16Z-
dc.date.issued2012-01-13T13:59:16Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2456-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2456pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons