Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LucresiaSilvadosPassos.pdf708,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Carla de Borja-
dc.contributor.authorPassos, Lucrésia Silva dos-
dc.identifier.citationPASSOS, Lucrésia Silva dos. Da inclusão da arte à arte da inclusão. 2011. [69] f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho visa pesquisar a oportunidade dada, por meio da arte, para o desenvolvimento dos alunos matriculados na APAED - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia. Buscou-se verificar como o aluno chegou à instituição, como foi o seu atendimento e como se deu a relação com a escola inclusiva. Buscou-se ainda, identificar como os resultados da pesquisa poderão contribuir para sua educação e qualidade de vida, visto que o mesmo propõe um redimensionamento da forma de ensinar, como também uma a reflexão sobre as várias barreiras que impossibilitam o desenvolvimento pleno da pessoa com deficiência e pretende, ainda, levantar questionamentos, que poderão ser aprofundados em futuros estudos, respondendo as seguintes perguntas: como ocupar o tempo das pessoas com deficiência e tirá-los da exclusão social? Como capacitá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho? Como conviver com a arte? Como torná-los felizes e produtivos? Como transmitir novos conhecimentos respeitando a diversidade? Como garantir o futuro dessas pessoas? Os resultados obtidos mostram que o ensino da arte para alunos com deficiência intelectual consiste num processo de aprendizagem significativa, considerando-se que por meio das artes esses alunos são estimulados a desenvolver sua criatividade, expressividade e com isso têm uma melhora na auto-estima e aprendizagem como um todo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes com deficiência intelectualen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleDa inclusão da arte à arte da inclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-13T13:53:29Z-
dc.date.available2012-01-13T13:53:29Z-
dc.date.issued2012-01-13T13:53:29Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2455-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2455pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons