Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Carla de Borja | - |
dc.contributor.author | Passos, Lucrésia Silva dos | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Lucrésia Silva dos. Da inclusão da arte à arte da inclusão. 2011. [69] f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa pesquisar a oportunidade dada, por meio da arte, para o desenvolvimento dos alunos matriculados na APAED - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia. Buscou-se verificar como o aluno chegou à instituição, como foi o seu atendimento e como se deu a relação com a escola inclusiva. Buscou-se ainda, identificar como os resultados da pesquisa poderão contribuir para sua educação e qualidade de vida, visto que o mesmo propõe um redimensionamento da forma de ensinar, como também uma a reflexão sobre as várias barreiras que impossibilitam o desenvolvimento pleno da pessoa com deficiência e pretende, ainda, levantar questionamentos, que poderão ser aprofundados em futuros estudos, respondendo as seguintes perguntas: como ocupar o tempo das pessoas com deficiência e tirá-los da exclusão social? Como capacitá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho? Como conviver com a arte? Como torná-los felizes e produtivos? Como transmitir novos conhecimentos respeitando a diversidade? Como garantir o futuro dessas pessoas? Os resultados obtidos mostram que o ensino da arte para alunos com deficiência intelectual consiste num processo de aprendizagem significativa, considerando-se que por meio das artes esses alunos são estimulados a desenvolver sua criatividade, expressividade e com isso têm uma melhora na auto-estima e aprendizagem como um todo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Arte na educação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência intelectual | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.title | Da inclusão da arte à arte da inclusão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-13T13:53:29Z | - |
dc.date.available | 2012-01-13T13:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-13T13:53:29Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2455 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2455 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|