Título: | Os sentidos do letramento crítico e função social da escola segundo professores do CIL |
Autor(es): | Silva, Murílo Justino da |
Orientador(es): | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
Assunto: | Letramento Centro Interescolar de Línguas (CIL) Ensino público Currículo escolar |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 22-Jul-2020 |
Referência: | SILVA, Murílo Justino da. Os sentidos do letramento crítico e função social da escola segundo professores do CIL. 2019. 44 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa busca investigar a visão dos professores de inglês dos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal acerca da função social das escolas públicas, o Letramento Crítico e a criticidade em sala de aula. Como referencial teórico o trabalho está baseado nas teorias de Letramento Crítico Pennycook (2001), Urzeda-Freitas (2012) e Janks (2010) e criticidade Jordão (2018). Também considerando a função social da escola segundo o Currículo em Movimento (SEEDF, 2014) que orienta o trabalho de ensino nas escolas de educação básica do Distrito Federal. Foram feitas quatro entrevistas gravadas com diferentes professoras de língua inglesa da rede pública do DF. A discussão dos dados foi feita a partir de uma análise interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Os resultados apontam que as professoras não veem os Centros Interescolares de Línguas como escolas limitadas ao ensino de língua estrangeira, é também um espaço de formação crítica e cidadã. Nota-se também que as professoras que conhecem os Letramentos Críticos, mesmo que de forma breve são aquelas que fizeram o curso de mestrado. |
Abstract: | This qualitative research investigates the point of view of teachers from the Interscholastic Language Centers of the Federal District of Brazil about the social role of public schools, the Critical Literacy also the critical thinking inside classrooms. The theoretical approach is based on the Critical Literacy theories: Pennycook (2001); Uzerda-Freitas (2012) and Janks (2010) and critical thinking Jordão (2018). Also considering the social role of public schools according to the Currículo em Movimento (SEEDF, 2014) which guides the work functions of the basic public education in the brazilian Federal District. The researcher recorded four interviews with four different English teachers from the Interscholastic Language Centers. The discussion on the data were made based on the interpretative kind of analysis (MOITA LOPES, 1994). The results show that the teachers do not see the Interscholastic Language Centers as limited places of language teaching a learning, it is also a place where critical citizens are educated. In addition, it is seen that the teachers who are familiar with Critical Literacy concepts are the teachers who are studying or already graduated on a Masters course. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.