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2018_NubiaFernandaDornelesPimenta_tcc.pdf662,48 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorPimenta, Núbia Fernanda Dorneles-
dc.identifier.citationPIMENTA, Núbia Fernanda Dorneles. Síndrome de Burnout: presença de esgotamento profissional em educadores das creches municipais de Itapuranga. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se trata do tema Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional e a pesquisa se deu com professoras (regentes e monitoras/assistentes) das creches e pré-escolas Municipais de Itapuranga com recorte temporário nos anos de 2017 e meados de 2018. O objetivo geral da pesquisa foi saber o porquê cada dia mais professores (regentes e contra turno) tem se mostrados doentes, principalmente com traços de depressão, nervosismo, ansiedade e desmotivação para exercer seu trabalho. Como procedimento metodológico, foi feito observação sistemática e aplicação de questionário com as professoras regentes e monitoras de creche municipais. Os resultados foram colocados em quadros de tabelas com as respostas dos questionários e gráficos para medir a quantidade de pessoas pesquisadas e a porcentagem do resultado final. Concluiu-se que, as monitoras que trabalham há menos de três anos nas instituições pesquisadas não tiveram ainda os sintomas da Síndrome de Burnout e as que já possuem oito anos ou mais de trabalho nas mesmas instituições já necessitaram de ajuda médica com tratamento e/ou afastamento a curto e médio prazo. As professoras regentes tiveram 50% do resultado com educadoras tendo os sintomas da Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional, sendo que, estas possuem mais de quinze anos de carreira, tendo estresse e outros problemas de saúde acumulados ao longo dos anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordEsgotamento profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEvasão docentept_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.titleSíndrome de Burnout : presença de esgotamento profissional em educadores das creches municipais de Itapurangapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T15:52:02Z-
dc.date.available2020-07-22T15:52:02Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24538-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work refers to Burnout syndorme or professional exhaustion and this research came up with all the teachers and assistants of the public nurseries and preschools of Itapuranga city among the years of 2017 and 2018. The general objective is of this research was to find out the reasons of each day teachers and assistants has shown ill, especially with symptoms of depression, nervousness, anxiety and demotivation to exet their Jobs. As methodological procedure was done some systematic observations and questionnaire application with teachers and assistants of the public nurseries and preschool. The results were show on tables using the answers of the questionnaires and graphics to measure the quantity of research participants and the percentage of the final result. Conduded that the assistants who work less than three years at the research school haven’t had the Burnout Symptoms yet and the others who work for eight years or more at the same institutions have already had a medical assistance with treatment or absence from work for a long and short period. The main teachers had fifty per cento f the results having the Burnout Syndrome or professional exhaustion and these professionals has been working for more than fifiteen years having stress and others health problems accumulated over the years.pt_BR
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