Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandoNovaesCornachioniDelci_tcc (1).pdf6,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso do sistema de drenagem de Santa Maria - DF
Autor(es): Delci, Fernando Novaes Cornachioni
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Freitas, Vanessa Figueiredo Mendonça de
Assunto: Drenagem urbana
Engenharia hidráulica
Santa Maria (DF)
Vazão de água
Escoamento (Engenharia)
Urbanização
Águas pluviais
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: DELCI, Fernando Novaes Cornachioni. Estudo de caso do sistema de drenagem de Santa Maria - DF. 2019. xv, 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Como consequência da expansão das áreas urbanas, há um aumento da impermeabilização do solo, tal condição amplifica problemas oriundos de chuvas intensas nas cidades, gerando alagamentos e transtornos para a população. Os sistemas de drenagens de águas pluviais são formas desenvolvidas pela engenharia hidráulica e hidrológica para enfrentar essa ação antrópica. Atualmente vê-se o foco das soluções dadas para a drenagem urbana mudando da visão higienista, que somente afastam as águas das áreas urbanas, para uma visão mais sustentável, que visa amenizar os impactos causados pelo aumento do deflúvio, como elevadas vazões de pico, menores tempos de concentração e aumento do escoamento superficial. O presente trabalho teve como escopo analisar a Região Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, que vem, a longo prazo, sofrendo as consequências dessa visão antiga, devido à constante urbanização e impermeabilização, gerando alagamentos prolongados e extravasamentos de poços de visita, em função da insuficiência da rede para conduzir toda a água à jusante em um período de tempo adequado. Focou-se em uma análise quantitativa do sistema vigente por meio do Software PCSWMM para diferentes cenários, sendo que, foram implementadas algumas medidas adotadas pela drenagem sustentável como bacias de detenção e valas de infiltração. Os resultados obtidos permitiram concluir que a rede não atende as condições de urbanização em vigor atualmente, apresentando-se subdimensionada em grande parte de sua extensão. Com as medidas alternativas simuladas observou-se uma redução de pico de vazão de até 30% para as bacias de detenção e até 50% para as valas de infiltração. Desta forma, essas medidas mostram-se boas alternativas para enfrentar os problemas e reduzir os impactos oriundos de uma região já urbanizada como a região de Santa Maria.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.