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dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Raimundo Antônio Rodrigues de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raimundo Antônio Rodrigues de. O Proerd: implicações de uma iniciativa de gestão na implementação de um modelo avaliativo. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de estabelecer ferramentas de gestão devidamente institucionalizadas, que possibilitem processos e modelos avaliativos diante da aplicação dos currículos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar, por meio de uma análise qualitativa e a partir da observação ativa dos procedimentos adotados pela Coordenação Executiva do Proerd, lotada no Comando de Policiamento Escolar – CPEsc, as iniciativas de gestão adotadas como alternativas para se entalecer bases de dados que possam subsidiar modelos avaliativos direcionados para a percepção do impacto do programa nos territórios atendidos. No entanto, em tal análise, verificou-se que a ausência de regulação institucional vinculada às atividades do programa impõe-se como obstáculo inerente à formulação de um banco de dados perene, acessível e fidedigno. Desse modo, infere-se, na percepção do autor, um descompasso parcial entre os objetivos do programa e a atual Política Nacional sobre Drogas – Pnad.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDrogas - prevençãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)pt_BR
dc.subject.keywordDrogas - políticas públicaspt_BR
dc.titleO Proerd : implicações de uma iniciativa de gestão na implementação de um modelo avaliativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T15:19:12Z-
dc.date.available2020-07-22T15:19:12Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24528-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the need to establish management tools that are properly institutionalized, which enable evaluative processes and models in view of the application of the curricula of the Drug Resistance Educational Program – Proerd, this course completion work aims to present, through a qualitative analysis and Based on the active observation of the procedures adopted by the Executive Coordination of Proerd, based in the School Policing Command - CPEsc, the management initiatives adopted as alternatives to build up databases that can support evaluation models directed to the perception of the impact of the program on territories served. However, in such an analysis, it was found that the absence of institutional regulation linked to the program's activities imposes itself as an inherent obstacle to the formulation of a perennial, accessible and reliable database. Thus, in the author's perception, a partial mismatch between the objectives of the program and the current National Policy on Drugs – Pnad.pt_BR
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