Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Raimundo Antônio Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Raimundo Antônio Rodrigues de. O Proerd: implicações de uma iniciativa de gestão na implementação de um modelo avaliativo. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a necessidade de estabelecer ferramentas de gestão devidamente institucionalizadas, que possibilitem processos e modelos avaliativos diante da aplicação dos currículos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar, por meio de uma análise qualitativa e a partir da observação ativa dos procedimentos adotados pela Coordenação Executiva do Proerd, lotada no Comando de Policiamento Escolar – CPEsc, as iniciativas de gestão adotadas como alternativas para se entalecer bases de dados que possam subsidiar modelos avaliativos direcionados para a percepção do impacto do programa nos territórios atendidos. No entanto, em tal análise, verificou-se que a ausência de regulação institucional vinculada às atividades do programa impõe-se como obstáculo inerente à formulação de um banco de dados perene, acessível e fidedigno. Desse modo, infere-se, na percepção do autor, um descompasso parcial entre os objetivos do programa e a atual Política Nacional sobre Drogas – Pnad. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drogas - prevenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drogas - políticas públicas | pt_BR |
dc.title | O Proerd : implicações de uma iniciativa de gestão na implementação de um modelo avaliativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T15:19:12Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T15:19:12Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24528 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the need to establish management tools that are properly institutionalized, which enable evaluative processes and models in view of the application of the curricula of the Drug Resistance Educational Program – Proerd, this course completion work aims to present, through a qualitative analysis and Based on the active observation of the procedures adopted by the Executive Coordination of Proerd, based in the School Policing Command - CPEsc, the management initiatives adopted as alternatives to build up databases that can support evaluation models directed to the perception of the impact of the program on territories served. However, in such an analysis, it was found that the absence of institutional regulation linked to the program's activities imposes itself as an inherent obstacle to the formulation of a perennial, accessible and reliable database. Thus, in the author's perception, a partial mismatch between the objectives of the program and the current National Policy on Drugs – Pnad. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|