Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuisaDeFariaMachadoCeolin_tcc.pdf7,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise hidráulica-hidrológica da implantação de bacias de retenção e detenção em Vicente Pires
Autor(es): Ceolin, Luísa de Faria Machado
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Drenagem urbana
Solos - absorção
Bacias de retenção
Bacias de detenção
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: CEOLIN, Luísa de Faria Machado. Análise hidráulica-hidrológica da implantação de bacias de retenção e detenção em Vicente Pires. 2019. xiv, 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O desenvolvimento urbano acelerado e desorganizado vivenciado pelas cidades brasileiras traz grandes problemas para a drenagem pluvial, devido à grande impermeabilização do solo, retirada da cobertura vegetal e à ocupação de leitos de cheias naturais de rios. A impermeabilização do solo contribui para o aumento do volume escoado e, consequentemente, para o aumento da vazão de pico durante o evento de chuva, reduzindo, em contrapartida, o tempo de concentração. Essa situação contribui para a ocorrência de enchentes com maior frequência e maiores magnitudes, além de afetar na qualidade da água segue para o corpo hídrico. Diante da necessidade de resolver os problemas causados pelas inundações, surgiram métodos que visam minimizá-las, seja por meio do escoamento rápido da água pluvial ou favorecendo de sistemas de infiltração e/ou retenção/detenção das águas pluviais. Diante do apresentado, o presente trabalho teve por objetivo analisar o comportamento de bacias de detenção em implantação diante de eventos de chuvas intensas, localizadas no Setor Habitacional Vicente Pires, área do Distrito Federal que apresenta grande desenvolvimento urbano sem o devido planejamento, além de analisar a rede de contribuição das bacias, por meio do projeto fornecido pela Novacap, feito pela Topocart. Para isso, foram realizadas simulação com o programa SWMM (Storm Water Management Model) por meio do PCSWMM para diferentes chuvas de projeto, comparando com a situação atual da região – sem o sistema de drenagem. As simulações realizadas apresentaram que a rede está sobrecarregada e as bacias subdimensionadas, sendo que a bacia de qualidade funcionará apenas como uma bacia adicional de quantidade. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que a importância de incorporar a capacidade de infiltração no solo, a variabilidade do uso e ocupação do solo e a propagação hidrodinâmica no dimensionamento de um sistema de drenagem. Além disso, foi possível comprar o dimensionamento feito a partir do Método Racional com os resultados obtidos da simulação feita pelo programa PCSWMM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.